Novos uniformes levam emoção e gratidão às alunas do Projeto Pé de Moleque

Novos uniformes levam emoção e gratidão às alunas do Projeto Pé de Moleque

Muita alegria e emoção marcaram a entrega de uniformes para atletas praticantes de ginástica artística e rítmica do projeto Pé de Moleque, localizado na capital. A entrega foi realizada no Ginásio Tancredão, onde 70 crianças de 5 a 13 anos, acompanhadas dos responsáveis, receberam os kits com muito entusiasmo.

A prefeitura de Vitória investe no aprendizado e qualidade de vida de seus moradores, por isso, para assegurar um desenvolvimento saudável às crianças, por meio da Secretaria de Esportes (Semesp), mantém espaços como o Pé de Moleque,  uma importante ferramenta de promoção das ações relacionadas ao desporto educacional em Vitória, com atividades como a ginástica, modalidade esportiva na qual são demonstradas séries de muita elegância, intensidade e força. Para um bom desempenho das atletas, as vestimentas adequadas são fundamentais. Em cada kit foram distribuídos collant e shorts de lycra.

Atleta Ágata vestida com o novo uniforme do Projeto Pé de Moleque
Atleta Ágata vestida com o novo uniforme de ginástica do Projeto Pé de Moleque (ampliar)

“Quando você veste o material, representa o local onde atua, representa o acolhimento do projeto. Algumas crianças não tinham material próprio para fazer as práticas e agora elas têm. Poderão fazer o movimento que quiserem, isso vai ajudar e facilitar o aprendizado”, disse Jorge, professor da ginástica artística do projeto.

A entrega foi realizada pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, junto ao Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi, a coordenadora de Programas Esportivos e Lazer de Vitória, Sara Marques, e por servidores da Semesp.

“O esporte, assim como a música, a cultura, gastronomia e a literatura, tem o poder de unir e promover encontros de pessoas de diversas cidades e diversos mundos. A prática esportiva gera crescimento individual e um crescimento coletivo. Todas as crianças aqui presentes têm a sua realidade, seu momento, sua escola, sua família e sua comunidade. Mas aqui todas estão segundo um único propósito, o propósito de competir de maneira saudável, de produzir esporte de qualidade, saúde e disciplina”, pontuou o prefeito.

Entrega de Uniforme de Ginástica do Projeto Pé de Moleque.
Entrega dos uniformes de ginástica para alunas do Projeto Pé de Moleque. (ampliar)

A pequena Lorenza, de 9 anos, pratica ginástica rítmica há 3 anos, e para ela o projeto é uma ponte para seu sonho profissional, ser professora de ginástica. “É bacana ver a entrega, além de ser simbólico, é legal ver o incentivo da prefeitura”, disse Alexia, mãe da pequena atleta.

O secretário Rodrigo Ronchi parabenizou a equipe da Semesp pelo trabalho desenvolvido no projeto e ressaltou a importância de políticas públicas de qualidade e eficiência em trabalhos como esses. “Essa entrega de hoje só é possível porque nós temos uma gestão austera, uma gestão transparente. Essas ações trazem reconhecimento para nossa capital, entre elas o 1° lugar em gestão pública no Brasil e a capital com maior número de práticas de atividade física e esportiva do Brasil, reconhecido pelo Ministério da Saúde. É através dessas políticas sociais que podemos construir uma sociedade mais saudável e inclusiva”, pontuou o secretário.

Dia Mundial da Água

Na sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, várias atividades educativas sobre a temática serão desenvolvidas junto aos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (CmeiTI) Rubens José Vervloet Gomes, de Jardim Camburi. O objetivo da inciativa é enfatizar a grande importância que a água tem para todos os seres vivos.

Os alunos vivenciarão e aprenderão por meio de atividades lúdicas, contação de histórias, fotos, interação com a água e vídeos educativos sobre a importância da água para a manutenção da vida. Toda a programação é adaptada para a faixa etária e visa levar o conhecimento sem perder a magia de ser criança.

Para gerar essa aproximação dos alunos com o tema água, a equipe de educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) vai utilizar fantoches, objetos diversos para envolver os estudantes na perspectiva de preservação dos rios e lagos, o não desperdício, como a água está presente em nossas vidas, dentre outros assuntos.

“Entendendo a importância do acesso à informação e a produção do conhecimento em todas as faixas etárias, o Dia Mundial da Água, no CmeiTI Rubens José Vervloet Gomes, será marcado por interações e brincadeiras, envolvendo os pequeninos numa grande magia sobre o aprender”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

A iniciativa é uma parceria entre as duas secretarias municipais, de Meio Ambiente e de Educação, a partir de um planejamento anterior realizado pela pedagoga Kátia e as professoras Ana Paula, Graziele, Benilde e Marilza para desenvolver junto aos alunos dos Grupos 4 A, B e C atividades educativas para enfatizar a grande importância que a água tem para todos os seres vivos.

Reprodução : Prefeitura de Vitória