O que a Bíblia diz sobre a segurança das mulheres

O que a Bíblia diz sobre a segurança das mulheres

“Faço questão de comunicar meus itinerários a meus pais e amigos”. Apesar de já ser adulta, Bianca Brito tem o hábito de dizer para onde vai, o tempo que pretende ficar fora de casa e, quando chega, envia uma mensagem avisando.

“Eu me preocupo com a minha segurança o tempo todo”, disse Bianca. “Sempre tento prestar atenção no que está acontecendo ao meu redor. Isso é muito cansativo, mas estar vigilante tem me ajudado a evitar problemas quando me deparo com situações suspeitas em locais públicos”, conclui.

Embora muitos governos tenham dado destaque à legislação ligada à proteção da segurança das mulheres, elas continuam vulneráveis a atos de violência em todo o globo. A Organização Mundial da Saúde calcula que pelo menos uma em cada três mulheres —aproximadamente 736 milhões de pessoas — sofre abuso físico ou verbal ao longo da vida. Infelizmente, dados recentes mostram que o índice de violência contra a mulher aumentou durante a pandemia de covid-19.

“Estamos falando de uma crise mundial que afeta não apenas as mulheres, mas também famílias e comunidades”, disse Fábio Moraes, porta-voz das Testemunhas de Jeová. “A segurança das mulheres deveria ser uma preocupação de todos”, acrescenta.

Um artigo intitulado Segurança da mulher — O ponto de vista da Bíblia foi publicado no site oficial das Testemunhas de Jeová como uma ajuda gratuita para mulheres que foram vítimas de violência e precisam de tratamento e apoio. A partir de princípios bíblicos, o artigo destaca como Deus encara as mulheres e o que ele pretende fazer no futuro para acabar com os maus-tratos que elas sofrem.

“A Bíblia dá muita esperança às vítimas de violência”, disse Fábio Moraes. “Esperamos que esse artigo ajude as mulheres a se sentir valorizadas, bem cuidadas e apoiadas.” O artigo “Segurança da mulher — O ponto de vista da Bíblia” pode ser lido na íntegra abaixo:

Segurança da mulher — O ponto de vista da Bíblia

Milhões de meninas e mulheres no mundo todo já sofreram algum tipo de abuso. Você é uma delas? Veja por que Deus se importa com a sua segurança e o que ele vai fazer com os maus-tratos contra as mulheres.

“Quando eu era criança, eu sofria abusos físicos e verbais do meu irmão todos os dias. Depois que me casei, os abusos eram por parte da minha sogra. Ela e meu sogro me tratavam como uma escrava. Eu cheguei a ter pensamentos suicidas.” — Madhu, a Índia.

A Organização Mundial da Saúde diz que “a violência contra as mulheres está presente no mundo todo”. Estima-se que quase uma em cada três mulheres sofre violência física ou sexual em algum momento da vida.

Se isso já aconteceu com você, talvez você sinta medo de sofrer abuso físico, verbal ou sexual em qualquer lugar que vá. Por causa de toda essa violência e maus-tratos, você talvez ache que, para a maioria das pessoas, as mulheres não têm valor. Mas e Deus? Será que ele se importa com as mulheres?

A Bíblia mostra que Deus se importa com a segurança das mulheres

O que Deus pensa sobre as mulheres?

Texto bíblico: “Homem e mulher [Deus] os criou.” — Gênesis 1:27.

O que esse versículo quer dizer: Deus criou o homem e a mulher. Para ele, os dois merecem ser tratados com respeito. Além disso, ele espera que o marido “ame a sua esposa como a si mesmo” e não tente controlá-la, muito menos com violência ou palavras duras. (Efésios 5:33; Colossenses 3:19) Fica claro, então, que Deus se importa com a segurança das mulheres.

“Quando eu era criança, fui abusada sexualmente por parentes. Quando eu tinha 17 anos, meu chefe ameaçou me demitir se eu não fizesse sexo com ele. E quando me tornei adulta, passei a ser maltratada pelo meu marido, meus pais e meus vizinhos. Mas aí eu aprendi sobre Jeová, o nosso Criador. Ele mostra respeito pelas mulheres. Isso me dá a certeza de que ele me ama e de que eu sou valiosa para ele.” — Maria, Argentina.

O que pode ajudar você a começar a se recuperar?

 Texto bíblico: “Há um amigo que se apega mais do que um irmão.” — Provérbios 18:24.

O que esse versículo quer dizer: Um amigo de verdade vai ajudar você. Se possível, fale dos seus sentimentos com alguém que você confia.

“Por 20 anos, eu não contei pra ninguém que eu tinha sido abusada sexualmente. Por causa disso, eu me tornei uma pessoa ansiosa, depressiva e infeliz. Mas quando finalmente contei o que tinha acontecido pra alguém que estava disposto a me ouvir, eu senti um grande alívio.” — Elif, Turquia.

 Texto bíblico: ‘Lancem sobre Deus toda a sua ansiedade, porque ele cuida de vocês.’ — 1 Pedro 5:7.

O que esse versículo quer dizer: Quando você ora, Deus realmente escuta. (Salmo 55:22; 65:2) E como ele se importa com você, ele quer te ajudar a entender como você é valiosa.

“Aprender sobre Jeová ajudou a aliviar a profunda dor emocional que eu sentia. Agora eu posso orar para ele e abrir o meu coração. Ele é como um amigo que realmente entende meus sentimentos.” — Ana, Belize.

Será que Deus vai acabar com os maus-tratos contra as mulheres?

 Texto bíblico: ‘Jeová fará justiça aos órfãos e aos oprimidos, a fim de que o homem mortal da terra não mais os amedronte.’ — Salmo 10:17, 18.

O que esses versículos querem dizer: Logo, Deus vai acabar com toda a injustiça, incluindo a crueldade e a violência contra as mulheres.

“Foi muito consolador aprender que, em breve, Jeová vai acabar com os maus-tratos contra as meninas e mulheres. Isso tem me dado paz mental.” — Roberta, México.

Para aprender mais sobre qual é a esperança da Bíblia, por que você pode confiar nas promessas dela e como as Testemunhas de Jeová podem te ajudar por meio da Bíblia, peça uma visita.