Oficinas de teatro de bonecos abordaram temas sobre sustentabilidade em Aracruz (ES)

Oficinas de teatro de bonecos abordaram temas sobre sustentabilidade em Aracruz (ES)

Projeto “Bonecos em Ação” aconteceu entre os dias 06 de julho e 13 de dezembro na EMEF “Prof° Bárula Neves dos Santos”

O Projeto “Bonecos em Ação” realizou, entre os dias 06 de julho e 13 de dezembro oficinas de teatro de bonecos na escola pública EMEF “Prof° Bárula Neves dos Santos”, na cidade de Aracruz (ES). As crianças tiveram contato com técnicas de teatro e realizaram apresentações para a comunidade com a conclusão dos cursos.

As oficinas do “Bonecos em Ação” contaram com aulas de técnicas de roteirização, manipulação e confecção de bonecos, cenários e adereços com materiais recicláveis. Ao final das oficinas, os alunos apresentaram para a comunidade o que aprenderam e ensaiaram durante as aulas, focando nos temas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Em Aracruz (ES), o projeto contemplou uma turma de 35 crianças. Além da realização de uma palestra pertinente ao tema sustentabilidade e arte educação através do uso de materiais recicláveis e suas reutilizações, transformando esse material que iria para o lixo em personagens de teatro de bonecos para crianças.

O projeto contou também com ações de acessibilidade cultural com a inserção de intérprete de Libras nas oficinas e nas apresentações do projeto.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Bonecos em Ação” tem a produção da Sancell, apoio da SSP e Incentivar Produções, com patrocínio da Imetame e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Instituições que receberam as estruturas e oficinas:
EMEF “Prof° Bárula Neves dos Santos”

Sobre a IMETAME: A Imetame nasceu de uma iniciativa empreendedora do jovem torneiro mecânico Etore Selvatici Cavallieri, quando ainda trabalhava na antiga Aracruz Florestal-ES. Na época, Etore identificou uma oportunidade de negócio nos serviços excedentes de usinagem e soldagem, que eram terceirizados e, em 17 de agosto de 1980, num pequeno galpão de 50m², surgiu a Imetame Metalmecânica, a primeira empresa do Grupo, que chamamos carinhosamente de “empresa mãe”. Desde então, os negócios foram expandindo e diversificando e, atualmente, a sede da Imetame em Aracruz – ES ocupa uma área de 412.200 m² e nossos colaboradores atuam por todo o país.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Contato para pautas:
Vira Comunicação – [email protected] – (19) 3367-1233
Sophia Castro – [email protected] – (19) 99186-4616