Olho Vivo já está em funcionamento e cerca de 160 novas câmeras operam no município da Serra
Emissão de alertas, reconhecimento facial e identificação de veículos com 95% de precisão. Estes são apenas alguns dos recursos do novo sistema de videomonitoramento da Serra, o Olho Vivo, inaugurado quinta-feira (27).
São cerca de 160 novas câmeras espalhadas pelo município e em pleno funcionamento, prontas para contribuir ativamente para trazer mais segurança à população serrana.
Uma nova central de videomonitoramento foi construída apenas para operar a tecnologia, que vem para somar forças aos 36 pontos do cerco eletrônico do Governo do Estado, já em instalação na Serra.
“Com o novo recurso, acreditamos que será possível reduzir em até 30% os índices de furtos, roubos e outros tipos de crime. Os dados da nossa nova central serão compartilhados com as demais forças de segurança, o que direcionará melhor nossas operações e inteligência”, explica o secretário de Defesa Social do município, Joel Lyrio.
O Olho Vivo é parte de um conjunto de investimentos em segurança pública. Além da modernização e inovação tecnológica, a gestão está empenhando mais de R$ 7 milhões em novos equipamentos. “Estamos aguardando a entrega de materiais que irão melhorar nossa atuação e potencializar o nosso efetivo, desde viaturas, equipamentos de proteção à armamento menos letal”, acrescenta.
Além de acesso aos sistemas da PM, PC e PRF, as câmeras de segurança também serão instaladas em escolas municipais e unidades de saúde. “É importante que a gente use o recurso cada vez mais ao nosso favor. A tecnologia precisa ser compartilhada e monitorar de perto o patrimônio municipal como escolas e unidades vai colaborar para medidas de segurança mais eficazes”, explica o prefeito Sergio Vidigal.
A inauguração
A solenidade de inauguração aconteceu em Jacaraípe, na sede da Guarda Municipal. Além do secretário de Defesa Social Joel Lyrio, estavam presentes o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, o comandante do Departamento de Operações de Trânsito, Fábio Alves, a comandante da GCM, Laís Araujo, e as principais lideranças da força de segurança capixaba.
Em seu discurso, Vidigal enfatizou a importância da gestão integrada quando o assunto é enfrentamento à violência. “Não adianta combater a criminalidade só com o uso da força. É preciso investir em educação, saúde, esporte e lazer. E é isso que fazemos na Serra. Por isso o nosso sistema vai contribuir com a segurança desses locais também”, conta
Reprodução : Prefeitura da Serra