Parceria entre Prefeitura de Vila Velha e Fundação Dom Cabral busca fortalecer desenvolvimento econômico

Parceria entre Prefeitura de Vila Velha e Fundação Dom Cabral busca fortalecer desenvolvimento econômico

Nessa quarta feira (6), a Prefeitura de Vila Velha (PMVV) anunciou uma significativa parceria com a renomada Fundação Dom Cabral (FDC), visando traçar um ambicioso Plano de Desenvolvimento Econômico para a cidade capixaba. A iniciativa, batizada de “Vila Velha 500 Anos”, tem como propósito tornar a cidade mais competitiva, ágil e atrativa para investimentos a curto, médio e longo prazos.

O anúncio foi realizado durante a última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, o Comdec. O plano estratégico será uma colaboração entre a gestão municipal, a sociedade civil e os setores produtivos da cidade, com foco na promoção da sustentabilidade ambiental e financeira, bem como no bem-estar social e na melhoria do ambiente de negócios.

O prefeito Arnaldinho Borgo enfatizou que o plano representa mais um passo crucial para consolidar a organização e a competitividade da cidade. Ele destacou a natureza estratégica do planejamento, envolvendo diversos segmentos da sociedade em uma construção coletiva a longo prazo.

“Queremos saber em que tipo de cidade a população canela-verde sonha em viver daqui a 12 anos, quando Vila Velha completará 500 anos de história. De posse dessas informações, vamos planejar ações, criar e executar projetos, e trabalhar na direção indicada pelos estudos diagnósticos que serão realizados”, explicou o prefeito.

A Fundação Dom Cabral será responsável por conduzir um estudo abrangente, analisando o perfil atual de investimentos e administração, comportamento empresarial e social, posicionamento estratégico e vocações municipais. O objetivo é criar, de forma colaborativa, uma visão de longo prazo para o município, baseada na mudança cultural da Prefeitura, na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das vocações municipais, do bem-estar e da sustentabilidade.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, ressaltou que o “Vila Velha 500 Anos” é uma oportunidade para a participação ativa da sociedade no desenvolvimento sustentável da cidade.

“Nós queremos ouvir as pessoas, dos mais diversos segmentos, e já fica o nosso convite para que as pessoas sejam receptivas com os pesquisadores. […] Serão 774 horas de trabalho intenso em seis etapas, e o resultado nos dará uma rota ao futuro de fortalecimento econômico, geração de emprego e renda”, comentou Colodetti.

O projeto contempla reuniões de trabalho, capacitações, entrevistas, pesquisas de campo, debates e workshops ao longo de um ano. Após esse período, serão entregues diversos documentos, incluindo um plano de trabalho, relatórios de pesquisa e análise, e um modelo de monitoramento.

Outra vertente importante do projeto é o “Vila Velha Ágil”, que visa identificar os principais desafios das secretarias municipais para promover um ambiente de negócios eficiente e atrativo. O estudo, que terá a duração de 664 horas, pretende realizar uma análise aprofundada da estrutura administrativa, buscando soluções que reduzam a burocracia e integrem os serviços oferecidos aos moradores e investidores da cidade.

O prefeito Arnaldinho Borgo destacou que a iniciativa também visa fortalecer a gestão da cidade, tornando-a ainda mais sustentável, atrativa e competitiva. Ele enfatizou a importância de aprimorar a comunicação interna, estabelecer diretrizes claras e integrar as secretarias para reduzir o tempo de resposta tanto para os moradores quanto para os investidores.

A parceria com a Fundação Dom Cabral foi ressaltada pelo secretário Everaldo Colodetti como um passo significativo para o desenvolvimento sustentável do município. Ele destacou o histórico da FDC em projetos de gestão pública no Espírito Santo e ressaltou a expertise da instituição em formação executiva e implementação de programas de gestão e inovação.

Com quase meio século de atuação, a Fundação Dom Cabral já atendeu a mais de 1.100 organizações públicas e privadas em 20 países, mantendo presença em 200 das 500 maiores empresas do Brasil. A parceria entre a PMVV e a FDC promete resultados expressivos para Vila Velha, impulsionando seu desenvolvimento econômico e fortalecendo sua posição como um dos melhores ambientes de negócios do Estado.