Parque da Fonte Grande recebe crianças para aventura em trilhas e nascentes

Parque da Fonte Grande recebe crianças para aventura em trilhas e nascentes

O Parque da Fonte Grande é o espaço escolhido para uma expedição, que ocorre na manhã desta quarta-feira (13). Aproximadamente 15 crianças atendidas pelo Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Nova Palestina vão participar de uma jornada de vivência e interpretação em trilha da Mata Atlântica, cujo percurso acompanha afluentes do córrego Fradinhos e também de nascentes do Vale Central.

A expedição, que foi batizada de “Nascentes Fonte Viva: Águas que fluem e contam histórias” e que faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março) e Dia Municipal de Preservação e Recuperação das Nascentes (21 de março), é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

“Queremos proporcionar vivências educativas e de pesquisa junto às nascentes contempladas no Programa Fonte Viva, além de possibilitar cidadania e protagonismo socioambiental junto às comunidades do entorno das áreas que receberão este projeto da Prefeitura de Vitória”, apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

“A articulação da Assistência Social com Meio Ambiente é parte muito importante para formação de nossas crianças e adolescentes atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários. Nossa vida acontece em um território e conhecer é parte importante para respeitar e preservar. Não tenho dúvidas que essa parceria rende e ainda renderá bons frutos, pois o que aprendem será multiplicado com os amigos, familiares e comunidade”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Cintya Schulz.

Trilhas educativas na Fonte Grande ensinam alunos a terem outros olhares de Vitória
Trilhas educativas ensinam alunos sobre flora, fauna e importância da Mata Atlântica. (ampliar)

Fonte Viva

As nascentes e córregos da cidade são o foco do Programa Fonte Viva, implantado na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini. Esse programa compreende a elaboração de estudos hidrológicos, que identificam a qualidade e a quantidade de água, em 25 nascentes, em uma primeira fase.

A partir desses estudos, o programa prevê o desenvolvimento de projetos de engenharia e de obras para construção de fontes e de outras estruturas para armazenamento e distribuição das águas nos 15 pontos que apresentarem maior potencial hídrico. Os recursos foram captados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Dessa forma o Programa Fonte Viva permitirá a disponibilização de água potável para as comunidades do entorno das fontes públicas que serão construídas”, destaca o secretário Tarcísio Foeger.

Programação – das 8h às 11h
– Acolhida no Mirante da Floresta, no Vale Central do Parque da Fonte Grande;
– Diálogos ambientais sobre o Programa Fonte Viva e a Mata Atlântica de Vitória;
– Expedição e vivência em trilha de mata atlântica com percurso que culmina junto à nascente do Vale Central;
– Interpretação ambiental em trilha de mata atlântica cujo percurso acompanha afluentes do Córrego Fradinhos.

Reprodução : Prefeitura de Vitória