Plano Diretor de Arborização Urbana começa a ser desenvolvido na cidade

Plano Diretor de Arborização Urbana começa a ser desenvolvido na cidade

Em mais um passo importante para garantir o desenvolvimento sustentável na cidade, a Prefeitura de Vila Velha deu início nesta semana aos trabalhos de campo que vão subsidiar o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). A iniciativa faz parte do Programa Vila Velha Descarbonizada, que visa reduzir as emissões de carbono e melhorar a qualidade ambiental no município.

O prefeito Arnaldinho Borgo destacou a importância do projeto para o município e as futuras gerações. “O objetivo é fazer de Vila Velha uma das cidades mais arborizadas do Brasil. Para isso, contratamos uma empresa que entregará, até setembro de 2025, o Plano Diretor de Arborização Urbana. Estamos não apenas pensando no presente, mas garantindo um futuro mais sustentável para as futuras gerações”, afirmou.

A empresa contratada pelo município para realizar o PDAU, a Geotrópicos Ambiental e Engenharia LTDA, começa os trabalhos de campo pela Região 1, para expandir e planejar de forma estruturada a arborização urbana.

O PDAU será implementado em cinco etapas, começando com o diagnóstico da arborização existente e o planejamento de novas áreas verdes, seguido pela quantificação da biomassa de carbono e criação do Plano Diretor. O método utilizado para os cálculos segue o Urban Forest Management Project Protocol, reconhecido internacionalmente.

A ação, que inclui o plantio de árvores em várias áreas da cidade, também buscará quantificar o carbono armazenado nas plantas, contribuindo para o combate ao aquecimento global. A cidade será mapeada e o estoque de biomassa de carbono será calculado para apoiar ações futuras de compensação e até projetos de créditos de carbono.

Além do PDAU, o Programa Vila Velha Descarbonizada inclui outras ações para promover a sustentabilidade, como o plantio de 50 mil mudas em áreas degradadas, a recuperação de restingas e do Parque Natural Municipal de Jacarenema, e a instalação de painéis solares em prédios públicos. O programa também investe no uso de transporte sustentável, como bicicletas e patinetes elétricos, além da implantação de novas ciclovias na cidade.

O secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Ricardo Klippel, também enfatizou o impacto positivo do plano para a cidade e seus cidadãos. “O Vila Velha Descarbonizada é mais do que uma política pública. É um compromisso da atual gestão com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população. O PDAU é uma ação fundamental para tornar Vila Velha um modelo de cidade verde e resiliente”, ressaltou.

O engenheiro florestal da empresa Geotrópicos Ambiental, Arthur Schmidt. explicou que quatro equipes vão atuar fazendo o levantamento de todas as árvores nas diferentes regiões administrativas de Vila Velha. “Vamos começar pela Região 1, com o cadastramento das espécies para que tenhamos um norte, um direcionamento para a preservação e para conseguir transformar Vila Velha em uma cidade muito mais arborizada”, destacou.
Fonte : Prefeitura de Vila Velha