Polícia Civil Leva Projeto Patrulha Canina às Escolas da Serra

Polícia Civil Leva Projeto Patrulha Canina às Escolas da Serra

O projeto “Patrulha Canina”, da Polícia Civil, começou a cumprir calendário de apresentações de 2024 visitando escolas da rede municipal da Serra.

Nesta quarta-feira (21) o encontro foi na Emef Augusto Ruschi, em Manoel Plaza, nos dois turnos. Na última segunda, quem inaugurou as visitas foi a Emef Dinorah Pereira Barcelos, em Jardim Tropical, também pela manhã e à tarde.

A ação, realizada pelo seu fundador, o agente de Polícia Jorge Morgado, leva palestras e bate-papos com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental sobre o cotidiano da vida de um policial, além de respeito e cultura de paz no ambiente escolar. O projeto foi iniciado em 2014 e recebeu esse nome em referência à famosa série de animação infantil.

O policial contou com o auxílio do cão farejador Wookie, um pastor belga malinois de 9 anos, já aposentado. Ele divertiu os estudantes demonstrando como são realizadas as detecções e trabalhos de busca durante as operações.

Para Morgado, o cachorro ganha outro significado na escola. “Na Polícia Civil, o cão é uma ferramenta que ajuda a detectar substâncias procuradas nas investigações como entorpecentes, armas e munições. Mas também é um símbolo de amor, de afeto, de lealdade, de fidelidade e essa simbologia é destacada no projeto junto às crianças. Quando elas se aproximam para acariciar o cachorro, ele acaba aproximando as crianças do policial”, descreve.

Ele acredita que esse contato no final da apresentação tem desdobramentos no futuro.

“Essa experiência positiva de troca de afeto com o cão é muito importante porque a garotada vai ter uma memória afetiva positiva de ter estado próxima a um agente da Lei e a um cão policial”, destaca.

Cada palestra é acompanhada por uma média de 300 estudantes.

O projeto conta com a parceria da Secretaria de Educação da Serra. As próximas escolas, neste mês, a receberem o projeto são a Emef Centro de Jacaraípe e a Emef Abrahão Gomes Araújo, em Barcelona.

Reprodução : Prefeitura da Serra