Prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini visita obras de restauro do Mercado da Capixaba

Prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini visita obras de restauro do Mercado da Capixaba
Visita às obras no Mercado Capixaba no Centro de Vitória

O prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini visitou, na manhã desta sexta-feira (11), as obras de restauro do Mercado da Capixaba e o novo viário para a Araribóia, que prevê a conversão do trânsito de veículos para pedestres e ciclistas.

O investimento nas obras é de R$ 8.990.999,99 para dois anos de intervenções. A contratação da empresa vencedora da licitação foi no Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi).

O telhado já foi demolido e as lajes estão sendo retiradas. Ficarão somente as paredes internas e externas da construção original. A partir daí será feita a restauração.

A visita foi concorrida: moradores, lideranças comunitárias, e demais representantes da sociedade civil dividiram o canteiro de obras com secretários municipais e vereadores.

“Convidamos as lideranças para estarem conosco nessa importante visita, que é uma forma de prestar contas à sociedade civil, à Câmara de Vereadores, enfim, apresentar as obras em andamento, avançadas, de um local que ficou abandonado por mais de 20 anos. Restaurar o Mercado da Capixaba é restaurar o coração da nossa capital, é valorizar o Centro, requalificar espaços que os moradores e os turistas merecem usufruir com tanto zelo, carinho e amor”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.

A presidente da Associação Vix Pró-Centro Carmem Mayworm comemorou as obras de restauração. “Estamos vivendo momento impares, não é só aqui, mas em todos os bairros. Achei que o Centro de Vitória era a menina dos olhos da atual administração. Mas não é! Estou vendo tantas outras obras nos demais bairros da cidade. Isso nos alegra”.

Bruno Nery diretor regional do Serviço Social do Comércio – Sesc também falou sobre a importância da restauração do prédio do mercado para o comércio local.

É um empreendimento importante para a revitalização do Centro, para estimular a atividade econômica, gerar emprego, gerar renda. Isso é o propósito das administrações públicas e privadas. Temos a certeza que este empreendimento vai gerar muitos frutos para Vitória”, disse.

O presidente do Clube de Diretores Lojistas de Vitória Rogério Alcântara deixou seu recado para o comerciantes do Centro: “Desde a assinatura da ordem de serviço essa obra nos traz muitas esperanças. Esse será um grande case para incrementar o turismo no Centro”, afirmou.

O Mercado da Capixaba está localizado entre as avenidas Jerônimo Monteiro e Princesa Isabel, ocupando uma quadra inteira, tendo em uma de suas laterais a Rua Araribóia. Via que está deteriorada e nesse processo além da reforma e revitalização será transformada em via para pedestres. As calçadas do entorno do mercado também serão requalificadas e adequadas quanto a acessibilidade.

A revitalização do Centro de Vitória é uma das ações prioritárias da administração municipal. Seu objetivo é valorizar a história da região e reverter seu processo de esvaziamento socioeconômico e cultural, recuperando a atratividade da região central da cidade como local para se viver e investir.

O edifício do Mercado da Capixaba tem sua área total construída de aproximadamente 1.600 m², subdividida em dois blocos e um pátio central com 690 m² A adaptação para o uso comercial e cultural deverá facilitar a ocupação de dezoito lojas, com dimensões que variam de 23 m² a 103 m².

As lojas poderão ser ocupadas com comércio de: artesanato, obras, livros e outros produtos vinculados à cultura local, produtos típicos do agronegócio do Espírito Santo, flores, souvenires locais e nacionais, e outros, inclusive para estabelecimentos vinculados à gastronomia, tais como: bares, choperias, cafés, caldos de cana e restaurantes. No pátio interno, a adequação deverá permitir a realização de eventos tais como: exposições, shows, e outras atividades afins.

A Rua Araribóia caracteriza-se como uma via local, de pequeno porte para o trânsito de veículos, mas possui forte potencial para uso dos pedestres como conexão entre estas avenidas. Possui calçadas estreitas e em péssimo estado de conservação, assim como as existentes no entorno no Mercado da Capixaba.

 

Reprodução : Prefeitura de Vitória