Prefeitura de Cariacica assina convênio para remunerar trabalhadores das associações de catadores de materiais recicláveis do município

Prefeitura de Cariacica assina convênio para remunerar trabalhadores das associações de catadores de materiais recicláveis do município

A coleta seletiva de materiais recicláveis recebeu um grande incentivo em Cariacica. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços (Semserv), assinou um convênio com as associações de catadores Acamarp, de Nova Rosa da Penha, e Flexvida, de Nova Canaã.

O prefeito Euclério Sampaio ressaltou a importância da iniciativa. “Essa parceria é importante porque visa a dar melhores condições de trabalho a esses trabalhadores”.

A partir de agora, 21 famílias vão receber mensalmente do município, em média, um salário mínimo para investirem no trabalho nas associações, desde que façam o trabalho de triagem estipulado no contrato. A remuneração irá variar de acordo com a produção.

“Desde que nós iniciamos o trabalho em Cariacica queríamos remunerar as associações de catadores, que eu considero educadores sociais. É muito importante assinar esse contrato porque, além do material encaminhado para eles e o que é coletado nos eventos, agora eles terão esse apoio financeiro”, destacou Marcos Aranda, secretário de Serviços.

Aranda agradece também o apoio da Procuradoria-geral, secretarias de Governo e de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente. “Esse convênio é um grande passo para melhorar a coleta seletiva na cidade. Esperamos que a nossa parceria avance mais a cada dia”, acrescentou o secretário de Serviços

Antônio Francisco, presidente da Flexvida, acredita que o convênio vai aumentar a renda dos catadores. Já Ivanilda Lima Rodrigues, da Acamarp, comemora a parceria, que era um sonho dos trabalhadores há mais de 20 anos.

Participaram da cerimônia de assinatura a promotora de Justiça Isabela de Deus Cordeiro, coordenadora do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos; e os procuradores Janine Milbratz Fiorot e Estanislau Tallon Bozi, todos do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Espírito Santo. Também estiveram presentes as secretárias Luciana Tibério, de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente; Shymenne Benevicto de Castro, de Governo; e Danyelle Lirio, de Assistência Social.

Reprodução : Prefeitura de Cariacica