Prefeitura de Cariacica iniciou mega ação ao combate à dengue

Prefeitura de Cariacica iniciou mega ação ao combate à dengue

O bairro Alto Lage foi onde a Prefeitura de Cariacica iniciou nesta segunda-feira (6) a mega ação de combate à dengue dos locais de maior incidência de notificações. Cerca de 100 servidores estão envolvidos no trabalho como forma de orientar a população sobre as medidas de monitoramento do Aedes aegypti e intensificar ações de controle do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya.

 

Nesta semana as ações continuarão em outros bairros: Itacibá e Tucum na terça (7), Castelo Branco recebe os serviços na quarta (8), na quinta (9) será a vez de Cariacica-Sede, e a semana será encerrada em Jardim América na sexta (10).

 

O secretário de Saúde César Colnago reforça a importância do trabalho em conjunto. “Estamos fazendo a ação falando as formas de prevenção e promovendo a conscientização e, à medida que vamos acompanhando a incidência dos casos, vamos circular em outros bairros. A população exerce um papel fundamental no combate e controle da doença, uma vez que grande parte dos criadouros está dentro das residências, em seus jardins e quintais. A prevenção é fundamental”, destaca Conalgo.

 

 

O subsecretário de Saúde Paulo Reblin explica que a escolha dos bairros para iniciar a ação foi feita com base no número de casos confirmados de dengue. “Fazemos um apelo à população para que ajude o trabalho da Prefeitura, abrindo suas residências para os agentes de combate a endemias para fazer as vistorias e orientações necessárias”.

 

Durante a ação, os agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde farão as vistorias nas residências, depósitos e estabelecimentos comerciais dos bairros para buscar focos endêmicos. Haverá, ainda, inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados, e aplicação de larvicidas e inseticidas.

 

Mobilização

 

A ação, uma parceria das secretarias de Saúde, Serviços, Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente e Educação, realizou limpeza e recolhimento de entulhos, visitas educativas do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms), aplicação de larvicida, carro fumacê na região, entre outras atividades.
Os moradores aprovaram a iniciativa.

 

 

“É muito bom divulgar a importância da prevenção. Há poucos dias eu passei mal, fui ao médico e ele disse que era dengue. Mas, com essa ação de prevenção, estaremos mais seguros. Só que não adianta eu me prevenir se o meu vizinho não fizer o mesmo”, ressaltou a moradora Eva Marques Amorim.

 

“A prevenção é importante principalmente por causa do aumento dos casos de dengue”, acrescentou Márcio Sebastião Dutra, que também reside em Alto Lage.

 

 

Limpeza

 

Já as ações de limpeza e recolhimento de entulhos estão sendo desenvolvidas pelas equipes da Secretaria de Serviços. “Nosso trabalho de eliminação de possíveis pontos de criadouros de mosquito envolve equipes de garis e utilização de máquinas como retroescavadeiras e caçambas”, salienta Marcos Aranda, secretário de Serviços.

 

Além das ações práticas das secretarias de Saúde e Serviços, uma outra frente são as ações educativas e de orientação das secretarias de Educação e Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente.

 

“Nossas equipes de Educação Ambiental farão um trabalho porta a porta, conscientizando a população sobre a importância de separar os resíduos e fazer a destinação correta”, explicou a secretária de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente Luciana Tibério Gomes.

 

As atividades também serão desenvolvidas com os alunos da rede municipal de ensino por meio do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms). Nesta segunda-feira (6), a ação educativa do programa será no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Edmilson Varejão, em Alto Lage.

 

Cronograma da ação

 

    • Terça-feira (7): Itacibá e Tucum

 

    • Quarta-feira (8): Castelo Branco

 

    • Quinta-feira (9): Cariacica-Sede

 

  • Sexta-feira (10): Jardim América

Reprodução : Prefeitura de Cariacica