Prefeitura de Linhares inicia projeto Linhares Digital, zero papel e mais agilidade

Prefeitura de Linhares inicia projeto Linhares Digital, zero papel e mais agilidade

A Prefeitura vai eliminar a tramitação de papel da administração pública, passando a aderir aos processos digitais. O objetivo é melhorar o atendimento à população, poupar tempo, aumentar a produtividade e ter controle e segurança nas informações, com a implantação da plataforma Linhares Digital.

Por meio da secretaria de Modernização da Gestão foram iniciadas neste mês de fevereiro as reuniões do grupo de trabalho que lidera o plano de implementação da nova plataforma digital. A medida garantirá uma gestão inovadora, que preza pela velocidade, transparência e resolução das solicitações dos linharenses, tornando a comunicação, os processos, documentos, atendimentos e serviços do município digitais.

De acordo com estimativas, a iniciativa gerará economia de tempo e recursos financeiros superiores a R$ 1 milhão ao ano, além de levar transparência às solicitações do cidadão para com o município. A primeira fase do projeto  deverá estar  implantada  até o final deste ano.

O programa Linhares Digital dinamizará a comunicação interna e externa via plataforma, sem a necessidade de troca de documentos físicos em papel , dando mais agilidade à comunicação entre os setores.

“Objetivo é reduzir a burocracia, a perda de tempo  e o deslocamento desnecessário dos cidadãos até a Prefeitura com a ideia de não imprimir papel e trabalhar interligado  pela internet e com velocidade. Quando totalmente implementado, a maioria dos serviços da Prefeitura poderá ser solicitada pelos linharenses diretamente de suas casas ou dos seus escritórios”, observou o prefeito Bruno Marianelli.

Para o secretário municipal de Modernização de Gestão, Jobis Buffon, o sistema vai simplificar e acabar com o lento e custoso  vai-e-vem de pastas em papel. “Cada departamento receberá suas demandas diretamente na plataforma e, assim que executar suas tarefas, encaminhará, também pelo sistema, ao próximo setor até que seja finalizado todo o processo.  O cidadão que fez a solicitação, por sua vez, poderá acompanhar de casa ou do escritório em qual setor está seu processo, bem como o tempo em que ficou em cada etapa até sua conclusão final, dando mais transparência aos trabalhos da Prefeitura”, concluiu.

Reprodução : Prefeitura de Linhares