Prefeitura de Vila Velha resgata famílias de área de risco em Argolas
Uma ação para salvar vidas. Ao longo desta terça-feira (22), uma força-tarefa da Prefeitura de Vila Velha, formada pela Defesa Civil, Secretarias de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes, Assistência Social e Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, cumpriram uma decisão judicial no bairro Argolas para desapropriar um prédio condenado pela Defesa Civil, que era ocupado por nove famílias de forma irregular. O imóvel de acordo com vistorias realizadas pela Defesa Civil corre risco iminente de desabamento.
“Estamos nos antevendo a tragédia. A consciência coletiva é que vai salvar essas vidas. O laudo de engenharia com anotação de responsabilidade técnica atenta para colapso da estrutura”, explica a secretária de Obras, Menara Cavalcante.
Moradora do bairro há 30 anos, Marilene Teixeira da Rocha, aprovou a ação. “Estudei na escola que funcionava aqui e se for para o bem de todos e preservar vida, eu apoio a retirada destas famílias, já que o imóvel oferece o risco de desabar a qualquer momento”, disse a aposentada.
A equipe da assistência social, cadastrou as famílias e ofereceu provisoriamente o abrigo Bom Samaritano, no bairro Santa Rita para aqueles que desejarem. A Defesa Civil em abril de 2021 já tinha notificado as famílias no local, informando do perigo que o prédio oferecia para as pessoas.
A previsão é de que ação de demolição ocorra nesta quarta-feira (23), após retirada dos pertences pessoais das famílias. O prédio será escorado e as intervenções serão realizadas em etapas, para total segurança da população e dos imóveis no entorno.
A Defesa Civil com o apoio da Guarda Municipal permaneceu no local para garantir que o local seja evacuado ainda nesta terça (22).
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha