​Prefeitura de Vila Velha utiliza Domicilio Eletrônico para enviar boletos do IPTU 2022

​Prefeitura de Vila Velha utiliza Domicilio Eletrônico para enviar boletos do IPTU 2022

A prefeitura de Vila Velha começou a enviar os boletos de IPTU para o Domicílio Eletrônico do Cidadão Vilavelhense – DECVV, para os moradores que possuem seus e-mails já cadastrados. Instituído pela Lei nº 6556/21, de 23 de dezembro de 2021, o DECVV tem por objetivo estabelecer uma comunicação moderna entre a municipalidade e o cidadão.

Essa é uma ação pioneira e inovadora que a prefeitura está disponibilizando o boleto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo de 2022 por e-mail.

Os boletos começaram a ser enviados, via DECVV, a partir desta sexta feira (11), para os e-mails já cadastrados no banco de dados do cadastro imobiliário da Gerência de Cadastro Imobiliário – CGI da Secretaria de Finanças.

Para os moradores que não tem o DECVV e desejarem cadastrar email para aderir a essa nova ferramenta, basta atualizarem seu cadastro junto à GCI e incluir o email em que desejam receber o boleto do IPTU ou qualquer outra comunicação da Prefeitura de Vila Velha.

Os moradores também poderão retirar o boleto pelo site da PMVV ou nos guichês na própria prefeitura.

“Ao receber o boleto através do Domicilio Eletrônico, no email cadastrado, o morador poderá se programar para quitá-lo, pois o prazo da primeira parcela e também da cota única só vence em maio. Estamos planejando oferecer ao morador de Vila Velha vários meios para facilitar o pagamento do seu IPTU”, explica Bruno Negris, secretário de Finanças.

O calendário fiscal dos tributos municipais foi divulgado pelo decreto 495/2021 e publicado no Diário Oficial no dia 30 de dezembro.  Segue o cronograma:

Cota única: 10/05/2022
1ª parcela: 10/05/2022
2ª parcela: 10/06/2022
3ª parcela: 11/07/2022
4ª parcela: 10/08/2022
5ª parcela: 12/09/2022
6ª parcela: 10/10/2022
7ª parcela: 10/11/2022

Desconto:

O morador que efetuar o pagamento da cota única terá desconto de 8%. “A cota única é uma boa opção para os moradores quitar as obrigações, e economizar. Esse desconto é uma forma do contribuinte reduzir o valor a pagar”, afirma Bruno Negris.

Se o valor for até R$ 50, relativo a garagens, o pagamento somente poderá ser pago em cota única. Já a partir de R$ 50,01 (garagem) pode ser parcelado. O morador deve ficar atento às datas de vencimento das demais parcelas.

Os contribuintes poderão acessar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), preferencialmente pela Internet, no site da PMVV ou no Setor de Arrecadação da Secretaria Municipal de Finanças.

“O pagamento do IPTU é importante para o município e para os seus moradores, pois essa contribuição sempre é convertida em serviços públicos como limpeza da cidade, investimento na saúde e educação, desinfecção de ruas, aquisição de materiais e outras ações que a prefeitura já vem realizando no município, visando a melhoria das atividades públicas”, explica o secretário.

 

Reprodução: Prefeitura de Vila Velha