Presidente do programa Bandeira Azul visita a Praia da Sereia
Na manhã desta terça (6), acompanhado de técnicos das secretarias de Meio Ambiente e Cultura e Turismo, o presidente do programa Bandeira Azul, Ricardo Cerutti, realizou uma vistoria na Praia da Sereia.
“Vila Velha tem um grande potencial turístico, um verdadeiro paraíso localizado neste trecho da orla. Para a manutenção da cidade no programa, é necessário atenção especial relacionada à balneabilidade e às ações de Educação Ambiental no local”, enfatizou Cerutti.
O município canela-verde está entre os 40 locais certificados no país, entre eles 29 praias e 11 marinas, que cumpriram os 38 critérios estabelecidos para conquistar a certificação ambiental. O foco está na gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social desses espaços, e devem ser mantidos e comprovados anualmente.
No último dia 11 de novembro, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio Bandeira Azul para a temporada 2022/2023. Para a nova temporada, o Júri Internacional do programa certificou 40 locais no país, incluindo a Praia da Sereia, em Vila Velha.
“Temos um modelo de praia de excelência, que beneficia o morador que desfruta desse ambiente o ano inteiro e quem nos visita, atraindo turistas para conhecerem as nossas belezas naturais”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca Júnior.
O hasteamento da Bandeira Azul acontece no próximo dia 15, às 10h, início da temporada de verão no hemisfério sul.
A certificação
A Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, há uma série de critérios, com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. É uma certificação internacional pelo reconhecimento de um padrão de qualidade e excelência.
Para receber a certificação, é necessário que o local tenha excelente balneabilidade, infraestrutura no padrão do programa, organização das atividades esportivas praticadas in loco e desenvolvimento de atividades educacionais voltadas para a conscientização de preservação do meio ambiente.
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha