Professores da Educação Especial recebem formações para aperfeiçoamento em Vila Velha

Professores da Educação Especial recebem formações para aperfeiçoamento em Vila Velha

Com foco no aperfeiçoamento das habilidades e saberes, os professores da Educação Especial participam mensalmente de formações continuadas. Os encontros são presenciais e virtuais, direcionados para as atualizações e o aprendizado contínuo dos educadores.

As formações continuadas são realizadas em forma de palestras, oficinas, cursos e rodas de conversa. Os temas são relacionados a escola, inclusão, educação especial e também às áreas de especialização, como deficiência visual, surdez, transtornos e demais assuntos nessa perspectiva.

“Nosso objetivo nessas formações é fazer com que nosso profissional esteja sempre atualizado sobre os assuntos que permeiam a Educação Especial. Claro, também, continuar a desenvolver esses professores e colocá-los em constante aprimoramento de suas habilidades, acarretando na melhora do processo de ensino-aprendizagem nas unidades de ensino”, informou o secretário de Educação, Rodrigo Simões.

Neste mês de maio, serão realizadas quatro formações continuadas, com diferentes públicos que atuam na Educação Especial: professores especializados, pedagogos, cuidadores e colaboradores. O foco será o dialogo a respeito de quais papeis são exercidos dentro da Educação Especial na escola e no Núcleo. Já em junho serão 11 encontros, com o início do curso de formação em deficiência visual (Braille), oficinas de comunicação alternativa, tecnologia assistiva e formação sobre Altas Habilidades, avaliações diagnósticas em alunos surdos e outras pautas acerca da inclusão.

Este ano ainda serão realizados, numa parceria entre a Gerência de Formação Continuada e o Núcleo de Educação Especial, eventos como o Fórum Metropolitano, a Semana da Pessoa com Deficiência Múltipla e Intelectual e o Colóquio e Fórum de Educação.

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha