Programa de fracionamento de remédios de Cariacica se torna destaque nacional
O projeto tem como objetivo disponibilizar medicamentos em doses individualizadas, de acordo com a prescrição médica e as necessidades específicas de cada paciente. A iniciativa busca evitar o desperdício, economizar recursos públicos, promover o uso racional dos medicamentos e prevenir a automedicação.
“Antes, o cidadão levava sua receita à farmácia do município e recebia a quantidade total de medicamentos para fazer o tratamento em casa. Na maioria das vezes, sobrava. Agora, ele leva apenas o necessário, conforme a prescrição médica, evitando que uma nova doença seja mascarada ou que o remédio seja repassado para outra pessoa”, explica Rosana Carrareto Moraes Palma, gerente da Assistência Farmacêutica do município.
Rosana acredita que o fracionamento de medicamentos tem potencial para se tornar uma prática rotineira e eficaz, trazendo inúmeros benefícios para a saúde pública e servindo como modelo para outras cidades.
“Além disso, o fracionamento também ajuda a enfrentar desafios como o impacto ambiental e os riscos de intoxicação por medicamentos, eliminando doses desnecessárias, entre outras questões”, complementa a gerente.
O impacto positivo do projeto vai além de Cariacica. A iniciativa concorreu no Programa de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde (PROFAF) 2024, na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes, ficando em segundo lugar.
Pedro Paulo Biccas Jr.
Jornalista (0003813/ES)
Cientista Político (USP)
Especialista em Planejamento Estratégico (FGV)
Especialista em Liderança, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo (PUC-RS)
Especialista em Mídias Digitais (FGV)