Programa realiza ações de educação para a cidadania em escolas de Vila Velha
Conscientizar os estudantes sobre os principais direitos e deveres civis e sociais com foco na educação e promoção do exercício da cidadania. Esse é o propósito do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” (TJC), desenvolvido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha.
Por meio da iniciativa, acontecem encontros periódicos em unidades de ensino do município, onde juízes e acadêmicos semeiam noções básicas de temáticas relacionadas ao Direito do Trabalho, Direito Penal e Direitos Humanos, dentre eles: trabalho infantil, assédio sexual e moral, estágio, violência doméstica e racismo. Os conteúdos ganham, ainda, uma abordagem lúdica, com a distribuição de revistas em quadrinhos, cartilhas e outros materiais pedagógicos tratando sobre os assuntos.
O programa prevê ainda visita dos alunos ao Tribunal Regional do Trabalho, para conhecer a estrutura do órgão e assistir a audiências, além de momento para sanar dúvidas. Ao fim do ano letivo, para encerrar o ciclo desta edição 2023, cada escola realizará uma apresentação cultural temática.
Para a secretária municipal de Educação, Adriana Chagas Meireles, o TJC desempenha um papel fundamental de levantar e aprofundar tecnicamente o debate de questões urgentes, sobretudo por meio de experiências concretas e práticas: “Difundir e promover a consciência sobre os direitos fundamentais é verdadeiramente educar para a cidadania, por isso esta é uma iniciativa louvável e tão necessária”, disse.
Escolas municipais participantes do ciclo 2023 do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania:
UMEF Aly Da Silva
UMEF Paulo Mares Guia
UMEF Alger Ribeiro Bossois
UMEF Ofelia Escobar
UMEFTI Prof. Elson José De Souza
UMEF Prof. Paulo Cesar Vinha
UMEF Dep. Mickeil Chequer
UMEF Sen. Joao De Medeiros Calmon
UMEF Juiz Jairo De Mattos Pereira
UMEF Graciano Neves
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha