Projeto aprovado para fornecer suporte psicológico às vítimas das chuvas no Sul do Estado

Projeto aprovado para fornecer suporte psicológico às vítimas das chuvas no Sul do Estado

Marcelo Santos, autor da matéria, busca proporcionar conforto e assistência emocional às vítimas que passam por momentos de extrema vulnerabilidade durante desastres naturais.

As recentes e devastadoras chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo deixaram um rastro de destruição e desolação, afetando milhares de pessoas e deixando mais de oito mil desabrigados. Diante dessa triste realidade, a Assembleia Legislativa tem se mobilizado para oferecer suporte e amparo às vítimas que perderam tudo, incluindo suas casas, pertences pessoais e toda uma história de vida.

Compreendendo a magnitude do trauma enfrentado por essas comunidades, foi apresentado e aprovado pelo Plenário da Casa, na sessão desta terça-feira, o Projeto de Lei 159/2024, que cria o Programa de Apoio Psicológico às Vítimas de Catástrofes Naturais. Este programa visa minimizar o estresse e o trauma vivenciado por aqueles que foram diretamente afetados pelos recentes desastres, oferecendo apoio psicológico tanto às vítimas, quanto aos seus familiares.

Para o presidente da Assembleia e autor do projeto, deputado Marcelo Santos, é fundamental reconhecer a importância do acompanhamento da saúde mental nessas situações, onde a perda material muitas vezes se soma à perda emocional e psicológica. “Queremos proporcionar suporte emocional imediato, são muitas pessoas que enfrentam grandes danos e que estão sofrendo com problemas como ansiedade, ataques de pânico, depressão, entre outros. Além disso, queremos amparar também as famílias das 20 vítimas fatais de Mimoso do Sul e Apiacá, que enfrentam o luto pela perda de seus entes”.

Marcelo ressalta que o projeto apresentado também vai atender os profissionais envolvidos nos resgates e no atendimento às vítimas de catástrofes naturais. “Além de prepará-los para lidar com as reações das pessoas afetadas, também queremos oferecer apoio emocional a esses trabalhadores que estão na linha de frente desses acontecimentos. Isso pode reduzir possíveis traumas e dar a eles melhores condições para continuar seus trabalhos”, completou.

Além do apoio psicológico, a Assembleia Legislativa tem adotado diversas outras medidas para auxiliar a população atingida pelas chuvas. Entre elas está a desburocratização dos processos que garantem acesso aos recursos da Defesa Civil, crédito facilitado para as vítimas desabrigadas, arrecadação de suprimentos, parceria com o setor produtivo do Estado para buscar novos recursos, assistência para os animais desprotegidos, entre outros.

Destaca-se ainda o repasse de R$17 milhões ao Governo do Estado, provenientes da economia da Assembleia sobre o orçamento de 2023.

O atendimento psicológico previsto no projeto pode ser realizado tanto de forma virtual quanto presencial, de forma imediata e continuada, o que vai garantir maior acesso aos serviços.

O texto segue agora para análise do Poder Executivo.