Projeto Maleta Viajante é realizado no CMEI Joana Chagas em Viana para estimular a leitura na infância
A melhor educação da Grande Vitória segue inovando em suas estratégias de ensino. A CMEI Joana Chagas, em Vale do Sol criou o projeto chamado “Maleta Viajante”, essa iniciativa pretende intensificar o hábito da leitura desde cedo, incentivando os alunos a lerem em casa com a ajuda de seus pais e responsáveis.
O projeto ‘Maleta Viajante’ envolve as crianças da Educação Infantil, que escolhem um livro para levar para casa, assim como um dever de casa. Os pequenos são encorajados a trabalhar a leitura com seus pais, proporcionando um momento de interação e aprendizado conjunto. Essa abordagem visa fortalecer os laços familiares, ao mesmo tempo, em que desenvolve habilidades de leitura e compreensão nas crianças.
Jaciele Campos mamãe do Izaquel disse que a proposta do projeto é incrível e tem melhorado o desempenho das crianças dentro de casa.
“Muito fácil trabalhar a leitura dos livros com as crianças. Meu filho chega em casa contando as histórias que aprendeu em sala e pede para mim ou meu marido ler os livros. Estou emocionada em ver o desempenho dele, apresentando o que aprendeu para seus coleguinhas, felicidade que não cabe no peito”, comentou a mãe.
A proposta do projeto vai além de apenas ler o livro selecionado. As crianças são incentivadas a explorar a história de diferentes maneiras, seja por meio de desenhos ou musical. Ao retornarem à escola, fantasiados dos personagens e apresentam os aprendizados para seus coleguinhas.
“Essas apresentações musicais são momentos de grande emoção, tanto para as crianças quanto para seus familiares e professores. Elas demonstram não apenas o desenvolvimento das habilidades de leitura, mas também a criatividade, expressão artística e a capacidade de trabalhar em grupo” afirmou a diretora da escola Roberta Geana.
Reprodução : Prefeitura de Viana