Reserva Biológica Duas Bocas completa 32 anos
Uma área com fauna e flora ricas e diversificadas, que protege um importante fragmento florestal de vegetação primária de Mata Atlântica. Essa é a Reserva Biológica (Rebio) Duas Bocas, criada como Reserva Florestal em 1965, mas que, em 1991, virou de fato uma Reserva Biológica e, nesta semana, completou 32 anos.
A comemoração foi realizada nesta sexta-feira (06) e reuniu servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e parceiros da Unidade de Conservação (UC). Na ocasião, os participantes caminharam pela Trilha dos Guardiões. Também foi assinado o Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA), com a Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG), para a construção do alojamento da Reserva Biológica Duas Bocas.
“O espaço será importante para recebermos turmas de pesquisadores e estudantes. Temos aqui em Duas Bocas um verdadeiro laboratório ao ar livre e com alojamentos adequados, universidades, além de poderem usar a reserva como uma grande sala de aula”, destacou o gestor da Rebio, Rafael Boni.
A Reserva Biológica Duas Bocas tem uma área de 3 mil hectares nos municípios de Cariacica, Viana e Santa Leopoldina. Nela está localizada a represa de Duas Bocas, inaugurada pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, e abastecida pelos rios Sertão Velho, Pau Amarelo, Panelas e Naia-Assú, sendo que a desembocadura destes dois últimos originou o nome da Unidade de Conservação.
A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas – Mestre Álvaro e não é aberta ao público. O acesso é restrito para fins científicos e educativos. As principais atividades são fiscalização, recepção de escolas e pesquisas científicas.
Reprodução : Governo do Estado