Retrospectiva: LiteraSerra foi sucesso na Educação em 2022

Retrospectiva: LiteraSerra foi sucesso na Educação em 2022

O LiteraSerra foi um dos maiores sucessos da Educação da Serra em 2022. Durante todo o ano ele passou pelos Centros Municipais de Educação Infantil, pelas escolas de ensino fundamental e pela Educação de jovens e adultos levando a magia da leitura e despertando interesses e a imaginação das crianças e estudantes da rede de ensino da Serra.

Ao longo do ano letivo, a leitura foi apresentada e incentivada na rotina escolar de modo lúdico. O resultado veio no interesse quase imediato das crianças/estudantes que passaram a ter sede de leitura. Em algumas unidades escolares ainda foi despertado o apreço pela escrita, formando pequenos autores no município.

Em 2022 foi realizado o I Festival Literário & Cultural na EMEF Antônio Vieira de Rezende. Escritores e outras personalidades convidadas participaram de uma série de atividades voltadas para a literatura e cultura como palestras, práticas de leitura por meio da experimentação do teatro, rodas de conversas e o Banco de leitores que envolveu a arte e deixou a escola exalando cultura. Os alunos pintaram grandes nomes de escritores pelos bancos da escola, uma verdadeira obra de arte viva.

Também aconteceu a 1ª feira literária e cultural, na EMEF Aureniria Correa Pimentel que encantou pais, alunos e quem passou por lá. Foi uma programação cheia de cultura, com  contação de história, apresentações musicais, dança e exposição de poemas e produções artísticas dos estudantes, envolvendo as áreas de conhecimento. O evento contou ainda com a presença de autores locais que através de sua arte, ressignificam nossa cidade, ressaltando artisticamente tudo de bom que a Serra tem para oferecer.

No Cmei Vantuil Bessa, o LiteraSerra potencializou o projeto Convivendo, Brincando e Aprendendo com a Literatura”, trazendo a literatura e o livro para as rotinas das crianças em suas interações e brincadeiras.

Para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos foi a oportunidade de ler a obra de escritoras, como Carolina Maria de Jesus e de também produzir seus escritos e artes, foram muitos eventos e projetos desenvolvidos na Emef Jardim Bela Vista, Emef Belvedere, Emef Luiz Baptista, Emef Sônia Regina, Emef Alba Lília.

O Minha Primeira Biblioteca, também foi um sucesso. Em parceria com o Itaú Social, através do Programa “Leia para uma criança” foram distribuídos cerca de 15 mil kits para crianças/estudantes.
Os kits foram disponibilizados com dois livros cada, A visita, de autoria de Antje Damm; e Com que roupa irei para a festa do rei?,  de autoria de Tino Freitas.  O objetivo foi promover a leitura em casa, buscando contribuir para um ambiente familiar propício à formação de leitores.

Uma outra importante ação de incentivo à leitura em família foi o “Vamos Ler Juntos”. Com apoio da ArcelorMittal, foi realizada a entrega aos estudantes do livro “Chapéu”, que conta uma história do Morro Mestre Álvaro de forma divertida, e vem com um encarte de atividades lúdicas. O momento de encontro com a autora da obra, Joana Herkenhoff, tem encantado a comunidade escolar.

Recorde de público, o LiteraSerra volta em 2023 para continuar disseminando a leitura e incentivando a escrita pelas escolas da rede municipal da Serra.

 

Reprodução : Prefeitura da Serra