Saúde de Vitória capacita novos recepcionistas

Saúde de Vitória capacita novos recepcionistas
Início do treinamento dos 110 novos recepcionistas para unidades de saúde
Treinamento para os novos recepcionistas das unidades de saúde, realizado no auditório da PMV. (ampliar)

Para garantir cada vez mais qualidade nos atendimentos de saúde e dignidade à população da capital, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) preparou uma recepção acolhedora, qualificada e humanizada para os 110 profissionais recentemente contratados para atuarem nas recepções dos equipamentos da Semus. Além de integrar os novos  recepcionistas, o evento, que ocorreu nesta terça-feira (15), no auditório da PMV, também mostrou a importância e a necessidade do acolhimento no atendimento à população.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a importância desses profissionais para avançar na requalificação dos serviços de saúde na capital. “Hoje nossos desafios são prestar um serviço de excelência, para melhorar ainda mais nosso índice de satisfação, de cuidado, de zelo, buscando, cada vez mais, uma saúde de excelência. Estamos trabalhando muito nisso, expandindo o serviço de saúde de forma organizada, levando cuidado à nossa população, com respeito e carinho. E pra isso vocês, que estarão na linha de frente, que darão o primeiro atendimento, têm um papel primordial, essencial”, declarou.

A secretária de Saúde, Magda Lamborghini, enfatizou que o atendimento começa na recepção, na forma como se aborda e responde às pessoas que muitas vezes buscam os serviços em momentos de fragilidade e angústia. “Vocês fortalecem esse time, nos dão mais energia.  Nosso objetivo é trabalhar a saúde na capital com profissionalismo, educação e técnica, mas principalmente, respeito, empatia e sensibilidade pela dor do outro”, afirmou.

Entre os novos recepcionistas, o sentimento era de muita expectativa para desempenhar um bom trabalho, acolhendo o público, como definiu o estudante do curso Técnico de Enfermagem, Aristino Brunetto, 27 anos. “Acredito que cuidar das pessoas e atender ao público é algo muito gratificante. Cuidar das pessoas é cuidar da Vida”, disse.

Sua colega, Thayna Moura, 39 anos,  também escolheu o trabalho por se identificar com o atendimento ao público. “Eu já trabalho com o público e minha expectativa é muito boa. É muito bom ajudar as pessoas, atendê-las e cuidar delas”, afirmou.

O evento contou ainda com a participação da subsecretária de Atenção à Saúde, Fabrícia Forza, e dos gerentes que atuam nos diversos setores da Semus.

Treinamento

Os 110 profissionais recentemente contratados para a recepção da rede de saúde da capital passarão por uma Capacitação em Acolhimento e Recepção de Serviços de Saúde, com carga horária de 12 horas.

Os principais objetivos desse treinamento são integrar os profissionais e alinhar conceitos, competências e condutas necessárias para garantir o acolhimento e o atendimento humanizados, além de resolutivos.

Dentre os temas que serão abordados estão a humanização e acolhimento nos serviços de saúde do município, o papel da recepção, suas atribuições e desafios, comunicação e gestão de conflitos, entre outros.

Reprodução : Prefeitura de Vitória