Secretaria de Assistência Social entrega kits natalidade para mulheres atendidas nos Cras de Cariacica
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariacica retomou a entrega dos kits natalidade para mulheres atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Nesta sexta-feira (28) aconteceu a cerimônia das primeiras unidades no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande.
Foram entregues 80 kits para as gestantes atendidas nos Cras de Porto Novo, Padre Gabriel, Campo Verde, Mucuri, Nova Rosa da Penha, Bela Aurora, Graúna e Rio Marinho.
“Os kits representam um momento de tranquilidade para quem está enfrentando um momento de preocupação. E as políticas públicas voltadas para a Assistência Social fazem parte das nossas prioridades”, destacou Rogério Santos Guimarães, secretário chefe de Gabinete, que esteve na cerimônia representando o prefeito Euclério Sampaio.
Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social, disse que está muito feliz em poder retomar a entrega após seis anos. “É uma alegria a entrega desse tão importante benefício eventual para as gestantes. Sabemos que as famílias enfrentam um agravamento financeiro nesse momento, com muitas despesas. É um direito delas e que estamos conseguindo executar por meio de recurso próprio do nosso município”, comemora.
As grávidas que queiram ter acesso ao benefício devem procurar o Cras, onde será feita uma avaliação social. “Muitas mães não têm como comprar as roupinhas dos seus bebês e agora, graças a esse benefício, temos as primeiras coisas”, disse Jéssica Oliveira, mãe dos gêmeos Heitor e Alan, nascidos no final de março, que foi uma das beneficiadas.
Os kits natalidade são benefícios eventuais oferecidos às gestantes a partir do sétimo mês e ao bebê com até 30 dias de nascimento. É regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), nº 12.435/2011 e, no âmbito municipal, pela Resolução 15/2020 do Conselho Municipal de Assistência Social de Cariacica (Comasc).
Reprodução :Prefeitura de Cariacica