Serra 467 Anos: Município da Serra é reconhecido por sua contribuição significativa na geração de empregos

Serra 467 Anos: Município da Serra é reconhecido por sua contribuição significativa na geração de empregos

Neste ano de 2023, a Serra tem sido destaque na geração de empregos. Entre janeiro e outubro deste ano, foi o município que mais gerou empregos no Espírito Santo. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Serra registrou o saldo de 8.149 vagas. O número refere-se à diferença entre admissões e demissões no período.

Deste saldo, a maioria das vagas foi criada pelo setor de serviços, responsável por  2.667 empregos. Em seguida, vem o setor de construção, com 2.052 vagas. A indústria ocupa o terceiro lugar, com saldo de 1.906 empregos. Na sequência vem o setor de comércio, com 1.508 de saldo.

“A Serra está consolidando sua posição como polo de desenvolvimento econômico no Espírito Santo. A geração de empregos formais é um reflexo desse crescimento e demonstra que a cidade segue atraindo investimentos e oferecendo oportunidades para a população”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo Ricardo Pandolfi.

Os dados do Caged são divulgados mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Previdência, sendo a principal fonte para análise da geração de empregos no país. As informações disponíveis são sempre referentes ao mês anterior ao da divulgação e referem-se às vagas formais de emprego.

Em parte, os bons números relativos à geração de empregos são resultantes de uma série de ações implantadas pela administração municipal voltadas para o fomento da economia local. Entre essas ações, destacam-se:

– Eventos que promovem o empreendedorismo local: a Serra promoveu neste ano diversos eventos voltados para o empreendedorismo local, como o Serra Gourmet, o Festival de Cerveja Artesanal, a Oktoberfest Serra e a Exposerra. Esses eventos reúnem empreendedores de diversos setores da economia, proporcionando oportunidades de negócios e networking.

– Casa do Artesanato: a Prefeitura da Serra está construindo uma Casa do Artesanato no Parque da Cidade. O espaço será destinado à comercialização de produtos artesanais produzidos no município.

– Crédito para empreendedores: a Prefeitura da Serra oferece linhas de crédito para empreendedores locais com taxas de juros mais baixos que a média do mercado. Em setembro de 2023, o município alcançou o maior volume concedido em crédito para empreendedores desde o início do programa, em 2004. Foram R$ 3.167.150,00.

– App para micro e pequeno empreendedor: a Prefeitura da Serra está desenvolvendo um aplicativo para micro e pequenos empreendedores. O aplicativo irá oferecer diversas funcionalidades, como informações sobre cursos e capacitações, acesso a linhas de crédito e divulgação de negócios.

– Liquida Serra: a Prefeitura da Serra promoveu neste ano liquidações em diversos bairros da cidade. As liquidações são uma oportunidade para os consumidores encontrarem produtos com preços mais acessíveis e foram realizadas nos bairros Nova Carapina, Novo Horizonte, Feu Rosa e Serra Dourada.

– PAV – ponto de atendimento Virtual da Receita: a Prefeitura da Serra implantou o PAV – ponto de atendimento Virtual da Receita. O PAV é um serviço que permite aos contribuintes realizarem serviços da Receita Federal sem sair de casa.

Reprodução : Prefeitura da Serra