Serra se destaca com polo educacional voltado para deficientes visuais
A Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Educação, tem um polo na área de Deficiência Visual na EMEF Professor Naly da Encarnação Miranda, no bairro Feu Rosa, que atende cerca de 60 estudantes. O objetivo é disponibilizar um trabalho educacional voltado às necessidades individuais e apoiar o processo inclusivo, destaca Mayara Cândido, secretária de Educação.
Segundo ela, no polo as cuidadoras atuam auxiliando na alimentação, higienização e a locomoção das crianças com comprometimentos que impeçam ou dificultem a realização dessas atividades com segurança e autonomia.
“O nosso atendimento é personalizado e organizado a partir da demanda e das necessidades pedagógicas de cada estudante, priorizando o desenvolvimento de sua autonomia e potencialidades”, explica, Mayara. Ela ainda informa que o número de alunos cegos ou com baixa visão chega a 103, distribuídos na educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.
“O Atendimento Educacional Especializado (AEE) acontece por demanda. Se temos estudantes com baixa visão, pessoas com deficiência auditiva e visual em alguma unidade escolar regular elas terão o atendimento especializado com aulas de libras e braile”, complementa.
Mayara destaca que nem todas as crianças e estudantes demandam apoio de profissionais cuidadores. “A EMEF Professor Naly da Encarnação Miranda conta com uma Sala de Recursos Multifuncionais para o AEE. Esse serviço é oferecido no contraturno, e também no turno regular, de forma colaborativa, numa parceria entre os professores especializados na área da Deficiência Visual e os professores regentes. Foram feitos investimentos para que a Rede Municipal de Ensino garanta a atuação de professores de Educação Especial e cuidadores em todas as unidades de ensino, de acordo com a necessidade”, acrescenta.
Serviço
Número de alunos com Deficiência Visual na Serra
CMEI: 15 crianças com baixa visão
EMEF: 75 estudantes com baixa visão/cegas
EJA: 13 com baixa visão
Estrutura das Salas de Recursos Multifuncionais
– Professores especializados;
– Recursos tecnológicos e pedagógicos;
– Mobiliários, entre outros materiais específicos.
Fonte : Prefeitura da Serra
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui