Sessão Solene da Assembleia Legislativa celebra 200 anos da relação Brasil-EUA

Sessão Solene da Assembleia Legislativa celebra 200 anos da relação Brasil-EUA

Os 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos da América foram comemorados em sessão solene nesta terça-feira (3) pela Assembleia Legislativa (Ales). Com a presença do cônsul-geral dos EUA no Rio de Janeiro, Ryan Rowlands, a solenidade foi comandada pelo presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União).

 

Fizeram parte da mesa da solenidade, além do deputado Marcelo Santos e o cônsul Rowlands: o conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do ES, Domingos Taufner; o procurador-geral de Justiça (MPES), Francisco Martínez Berdeal; o defensor público-geral do Estado, Vinícius Chaves de Araújo; o presidente da Findes, Paulo Baraona; e o diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, João Bosco Reis da Silva.

O presidente da Ales abriu seu discurso lembrando que o ES é pequeno, mas gigante que oferece oportunidades a todos que o visitam.

“São pouco mais de 4 milhões de habitantes, mas é um povo trabalhador, um povo que acredita, é positivismo puro na veia. Nós acreditamos que vamos enfrentar os desafios e vamos superá-los, mas a gente não acredita em sorte, acreditamos em Deus e em planejamento. Foi acreditando em planejamento que nós conseguimos sair de um estado antes quebrado, que não tinha luz e muito menos túnel, e nós chegamos a ser esse estado pujante”, refletiu Marcelo Santos.

 

“Hoje, receber o cônsul-geral num Espírito Santo que hoje tem a exportação voltada para o mercado norte-americano, mas não só isso, que também oferece tantas coisas que produzimos aqui para o mercado americano, o que nós queremos aqui é estreitar ainda mais as oportunidades que nós temos”, concluiu.

 

Já o representante do governo estadunidense no Brasil destacou a imagem capixaba como reconhecida dentro e fora do país.

“O estado merece esse sentimento, realmente escutar o que vocês fizeram nos últimos 22 anos é tão impressionante. Começar de lugar onde muitas dúvidas e dívidas existiram e agora ter o êxito deste momento (…) Agora finalmente tive tempo e oportunidade de vir ao estado de vocês. O ES é um dos estados mais saudáveis do ponto de vista fiscal, e Vitória é reconhecida como um dos melhores destinos do país para se fazer negócios. As empresas americanas estão impressionadas com as condições aqui”, afirmou Rowlands.

“O ES tem a reputação de ser um estado onde o setor público e o empresariado estão realizando grandes feitos, tornando a região mais competitiva economicamente e criando oportunidade para investidores estrangeiros, brasileiros e capixabas”, arrematou.

 

O cônsul também elogiou o Estado pela promoção de políticas de fomento à inovação, pequenas e médias empresas, mulheres e minorias. “O Governo dos Estados Unidos apoia uma melhor paridade de gênero e também inclusão das comunidades excluídas no nosso passado”. Ryan também discursou sobre mudanças climáticas e defesa do meio ambiente.

Os Estados Unidos foram os principais parceiros comerciais do ES para 2022 e 2023, conforme o convidado da Ales. Em termos de Brasil, a economia americana continua sendo o principal mercado para a exportação de produtos brasileiros com valor agregado, destacou. “São US$ 7.3 bilhões de dólares em produtos manufaturados aos EUA somente no primeiro trimestre deste ano”.

Cônsul desde junho, Rowlands tem carreira no Departamento de Estado estadunidense desde 2000. Já trabalhou em México, Guatemala, Macedônia, Sérvia e Panamá antes de assumir um dos três consulados do Brasil.

 

Laços

O diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, João Bosco Reis da Silva, defendeu que a relação EUA-ES encontra-se no seu melhor momento e que os positivos impactos econômicos devem ser ampliados.

 

“A Câmara Americana de Comércio (Amcham) reinaugurou suas atividades aqui no ES em junho de 2021 após mais de uma década de ausência e esse retorno foi fruto direto de aproximação do governo Casagrande com o então embaixador norte-americano Todd Chapman (…). Desde então tem promovido intenso programa de atividades, realizando diversos encontros empresariais (…)”, explicou.

 

“Fomentar o debate de soluções que contribuam com o crescimento da economia capixaba, tendo como foco o meio ambiente, a sustentabilidade, os investimentos e a tecnologia e inovação”, destacou o diretor sobre o papel da câmara.

 

Medalha

Durante a solenidade, o cônsul-geral dos EUA e o diretor da ArcellorMittal foram agraciados com a medalha comemorativa dos 190 anos da Assembleia Legislativa.

 

Recepção

Antes da sessão solene, o presidente Marcelo Santos recepcionou a autoridade diplomática em seu gabinete. Na presidência, os dois conversaram sobre o contexto social, político e econômico brasileiro, a solidez da responsabilidade fiscal capixaba, dentre outros tópicos. Após a conversa, o cônsul acompanhou o deputado na abertura da sessão ordinária virtual desta terça-feira, podendo ser apresentado e cumprimentado pelos demais parlamentares.