Setur participa de aula inaugural do curso de Guia de Turismo do Ifes em Piúma

Setur participa de aula inaugural do curso de Guia de Turismo do Ifes em Piúma

Aconteceu, na noite dessa terça-feira (28), a aula inaugural do curso técnico de Guia de Turismo do Ifes de Piúma. O projeto é resultado de um trabalho coletivo do setor de turismo, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus de Piúma.

A Setur esteve presente na aula inaugural, representada pelo subsecretário, Fernando Rocha. Durante o evento, os alunos puderam conhecer o setor destinado ao desenvolvimento turístico do Estado. O representante do Governo apresentou a estrutura da Secretaria e todos os projetos previstos para este ano.

Fernando Rocha também destacou a importância da existência do curso. “É muito importante que o Estado tenha um curso como este direcionado ao turismo. Temos uma estrutura organizada e um número significativo de registro de prestadores de serviços turísticos, mas com o curso, podemos profissionalizar cada vez mais a atividade, possibilitando o desenvolvimento do segmento” ressaltou.

Foram ofertadas 40 vagas para a primeira turma. Ao término do curso, o aluno estará habilitado para planejar e organizar a execução de roteiros e itinerários turísticos; conduzir e orientar visitantes na realização de traslados, passeios, visitas e viagens; prestar informações turísticas no contexto local, regional e nacional; intermediar as relações entre visitantes, comunidade e prestadores de serviços turísticos e prestar assistência aos visitantes durante a realização dos roteiros e itinerários turísticos.

Guias de Turismo

Atualmente, o Espírito Santo conta com mais de 500 guias de turismo que estão regulares no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A realização deste curso vai possibilitar que mais pessoas exerçam a função de guia de turismo, que integra os principais serviços de receptivo aos turistas que chegam ao Estado.

O curso é noturno, com aulas das 18h30 às 22h, e tem duração de um ano. O público-alvo é formado por alunos que já concluíram o Ensino Médio e a seleção foi feita por meio de análise de histórico escolar.

 

Reprodução : Governo do Estado