Sucesso absoluto: Arena de Verão da Prefeitura de Vitória atrai uma multidão de meio milhão de pessoas

Sucesso absoluto: Arena de Verão da Prefeitura de Vitória atrai uma multidão de meio milhão de pessoas
Xande de Pilares anima público na Arena de Verão
Nomes da música nacional e local animaram mais de 500 mil pessoas nos 4 finas de semana de shows da Arena de Verão 2024. (ampliar)
Com 30 mil pessoas, Arena de Verão sedia show de Xanddy Harmonia, Som da Fogueira e Xá da Índia
a acessibilidade do espaço garantiu que todos pudessem curtir as atrações da Arena. (ampliar)

A Arena de Verão 2024 foi um sucesso. Aproximadamente meio milhão de pessoas circulou pelo evento, entre os dias 05 e 28 de janeiro, e curtiu as atrações musicais em Camburi, além das várias atividades esportivas e a Feira de Empreendedorismo.

O local se transformou ainda em um ponto de encontro para turistas. Aproximadamente mil e quinhentas pessoas vindas de diversas partes do Brasil, como Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília entre outros estados e estrangeiros.

O estande de turismo de Vitória proporcionou uma experiência imersiva, por meio de óculos de realidade virtual, com imagens de vários pontos da cidade em 360 graus, oferecendo aos visitantes uma visão abrangente das maravilhas e atrações que a cidade tem a oferecer.

Nesse espaço, os turistas puderam explorar as belezas naturais, a história e a cultura vibrante de Vitória e do Estado. Desde informações sobre pontos turísticos até sugestões de atividades, o estande serviu como um ponto de partida para aventuras e descobertas na região.

Considerando a montagem de estruturas, a produção e organização dos eventos culturais e esportivos, transporte, comercialização de alimentos e venda de produtos no espaço de empreendedorismo, foram envolvidos 1.500 profissionais diretamente, projetando um total aproximado de 4.500 postos de trabalho diretos e indiretos.

“Essa participação ativa dos visitantes é da cadeia produtiva evidenciam o interesse crescente no turismo local e também a importância de eventos como a Arena de Verão em promover e fortalecer o setor turístico, destacando a diversidade e a atratividade de Vitória como um destino turístico único”, disse o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória, Marcus Gregório.

Feira

Mais do que um espaço diversificado, bonito de ver e bom para comprar, a Feira de Empreendedoras contou a história de mulheres que conquistaram, por meio do empreendedorismo, a autonomia financeira, o rompimento de relações abusivas e a superação de situações de vulnerabilidade. Elas foram assistidas em serviços da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), das gerências de Qualificação Profissional e de Direitos Humanos.

Mulheres Empreendedoras - Arena verão 2024
Mulheres Empreendedoras na Arena verão 2024. (ampliar)
Informações ao Turista - Atividades arena de verão 2024
Informações ao Turista fizeram parte das atividades Arena de verão 2024. (ampliar)

Renda extra

A Arena de Verão também gerou renda extra para vários vendedores. A Prefeitura de Vitória estima que foram movimentados em torno de R$ 5 milhões de Reais nos 23 dias de evento.

Dayanne Correia aproveitou o evento para fazer a renda da semana. “É uma oportunidade muito boa para tirar um dinheiro extra. Foi tudo muito organizado e seguro. O evento ajudou a garantir minha renda”, comentou.

Vanessa Vicente, empreendedora, aproveitou para promover seu novo negócio. “Fui representar a minha farofa, a “Farofa Capixabinha”, que chegou recente no mercado, mas está ganhando o coração capixaba. Poder participar desse momento, com uma estrutura dessa promovida pela Prefeitura, é algo singular, porque a gente que é empreendedor e está começando é muito importante termos apoio e faz toda a diferença nesse processo”.

O prefeito de Vitória destacou potencial do evento como mecanismo de fortalecimento de turismo e cultura de Vitória e do Estado. “A Arena de Verão de Vitória representa mais do que um espaço sazonal para entretenimento. É um catalisador do potencial turístico e cultural tanto da cidade quanto do estado como um todo. Pelo segundo ano consecutivo, com suas performances ao vivo, eventos esportivos e atividades culturais, a Arena de Verão atraiu visitantes, mas também promoveu a identidade regional. Ao sediar uma variedade de eventos desde shows a competições esportivas e exposições culturais, a Arena de Verão se tornou um ímã para turistas nacionais e internacionais, gerando receita e estimulando a economia local”, disse.

“Além disso, ao destacar artistas e talentos locais, ela fortaleceu a cena cultural e promoveu um senso de comunidade entre os residentes. A Arena de verão ofereceu entretenimento de qualidade, mas também serviu como uma vitrine para as riquezas naturais, históricas e artísticas da região, convidando visitantes a explorar e descobrir tudo o que Vitória e o Estado têm a oferecer”, concluiu o prefeito Lorenzo Pazolini.

Reprodução : Prefeitura de Vitória