Tapetes de Corpus Christi cobrem a Avenida Expedito Garcia

Tapetes de Corpus Christi cobrem a Avenida Expedito Garcia

Pela primeira vez, a Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, recebeu os tapetes de Corpus Christi. Nesta quinta-feira (30), fiéis do Santuário Bom Pastor passaram a noite preparando uma decoração de 450 metros de diversos desenhos litúrgicos que representam o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo.

Para a confecção dos tapetes, os fiéis usam diversos materiais, como pneus, sal grosso, pó de serra, borra de café, materiais recicláveis, flores, entre outros. A decoração saiu da Rua Dom Luís Scortegagna, em frente à igreja matriz, e se estendeu pela Expedito Garcia, até a Avenida Campo Grande.

Um dos admiradores dos tapetes foi Sávio Venturim Salvador, de 61 anos. Ele mora em Campo Grande há 52 anos destacou o empenho dos jovens. “A data significa a celebração do corpo de Cristo, além de celebrar a união e a ligação de Jesus pela Eucaristia. Também quero dar parabéns aos jovens e todos que ajudaram a confeccionar os tapetes. Ficaram muito bonitos”, afirmou.

“Os tapetes representam nosso carinho por onde Cristo passa. Para nós, católicos, a data representa o Corpo e Sangue de Cristo que se passa em procissão. É o momento que todos podem contemplar”, declarou o pároco do Santuário Bom Pastor, padre Anderson Gomes.

Outros locais

A Paróquia Jesus Libertador, em Castelo Branco, contou com o maior tapete do município, com 600 metros de extensão, partindo da praça até a igreja matriz do bairro.

Em Jardim América, foram tapetes 120 metros, cobrindo parte da Rua Bolívia, em frente à igreja matriz da Paróquia Santa Maria Goretti.

Na matriz de São João Batista, em Cariacica-Sede, a decoração foi feita na Praça Marechal Deodoro da Fonseca.

A data

O dia de Corpus Christi é representado pelas procissões, que são realizadas em percursos cobertos por tapetes, que indicam o caminho por onde o sacerdote passa carregando o ostensório, objeto usado na exposição da hóstia consagrada.

Celebrada anualmente 60 dias após o dia da Páscoa, a data rememora o corpo de Cristo na eucaristia. Em Cariacica, diversas paróquias já se preparam para a confecção de tapetes para a realização de procissões.

Reprodução : Prefeitura de Cariacica