Tradicional palmito para torta capixaba já é vendido na Serra

Tradicional palmito para torta capixaba já é vendido na Serra

A torta capixaba é uma iguaria do nosso Estado, que, na Semana Santa, é a protagonistas dos almoços, cafés, jantares nas casas de muitas pessoas. O prato, que tem como base bacalhau, mariscos e palmito, abre caminho para a venda do palmito “in natura”, em diversos pontos da cidade.

A Prefeitura da Serra, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), disponibilizou seis pontos de vendas do palmito, no período da Semana Santa. O ponto de venda localizado lado do Terminal de Laranjeiras, próximo ao Supermercado EPA, já está funcionando, durante todos os dias da semana, das 7h às 18 horas.

A partir desta quinta-feira (30), os outros cinco pontos estarão ativos. São eles: em frente ao Posto de São Benedito, em Serra Sede; na peixaria de Jacaraípe / colônia de pescadores, próximo à Praça Encontro das Águas; perto do posto de combustível Arara Azul, em José de Anchieta; na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Jacaraípe; e na entrada de Nova Almeida.

São eles: ao lado do Terminal de Laranjeiras, próximo ao Supermercado EPA; em frente ao Posto de São Benedito, em Serra Sede; na peixaria de Jacaraípe / colônia de pescadores, próximo à Praça Encontro das Águas; perto do posto de combustível Arara Azul, em José de Anchieta; na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Jacaraípe; e na entrada de Nova Almeida.

Mas, atenção: será permitido o máximo de três vendedores para cada espaço. Para garantir a qualidade e segurança do produto, a comercialização deverá obedecer aos critérios abaixo:

– Utensílios como facas, machetes e machados devem ser livres de ferrugem, sendo compostos de material inoxidável. Não devem possuir terra ou material em decomposição (ex.: restos de palmito);

– Considerando a exposição do produto no chão, deve haver, minimamente, lona ou estrutura de fácil higienização e sem avarias (ex.: borracha, plástico) para ter contato direto com o produto. Não é permitido manter o produto em contato direto com o chão;
– Caso existam produtos regularmente registrados em frascos sendo comercializados, não é permitido manter sob exposição direta ao sol;

– Considerando o armazenamento do palmito nos caminhões com carroceira aberta, é necessário manter cobertura com lona para evitar contato direto do produto com o sol. As mesmas orientações devem ser seguidas em caso de caminhões com carroceria fechada.

Ainda conforme a Sedur, cada vendedor deverá fazer a gestão do resíduo sólido gerado, o que inclui: organizar num ponto único, longe do produto destinado à venda. Após cada jornada de trabalho, bem como durante a geração do resíduo de beneficiamento, (ex.: aparas, cascas), é obrigatório fazer o recolhimento e acomodá-lo em ponto específico, de modo que ele não se misture aos produtos destinados à venda com resíduos.

Como se cadastrar para vender?

Caso você tenha interesse em comercializar o produto no município, o cadastro deverá ser realizado através do site da Prefeitura da Serra, no campo “Processos Digitais”, para posterior licenciamento.

“Em 2022, foram cerca de 40 vendedores cadastrados e a expectativa é que este ano o número pelo menos se mantenha. Geralmente, os interessados se cadastram cerca de cinco dias antes da semana santa”, informou o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas (DFOP), Ailton Rodrigues de Siqueira.

Fiscalização em pontos não autorizados

A equipe de fiscalização do Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas da Serra já está de olho na venda de palmito em pontos não autorizados.

Você também pode contribuir com os fiscais, fazendo denúncia de pontos irregulares através do aplicativo Colab e/ou pelo telefone 99517-9126.

 

Reprodução : Prefeitura da Serra