Transformação Histórica: Avenida em Bento Ferreira será reurbanizada após 6 décadas
Travessia segura para pedestres, melhoria do tráfego de veículos, nova via de acesso entre o Centro de Vitória e a Praia do Suá, manutenção da rede de macrodrenagem com prevenção de alagamentos, e, o objetivo principal: garantia de mais dignidade e segurança a população, que é premissa básica para a atual gestão da capital capixaba. Após seis décadas, desde a primeira solicitação, a Prefeitura de Vitória iniciou a reurbanização da avenida Jair Etiene Dessaune, no trecho entre as avenidas Cézar Hillal e Vitória, em Bento Ferreira. A Ordem de Serviço para início das intervenções foi assinada na manhã desta quita feira (07) pelo prefeito Lorenzo Pazolini.
Lideranças comunitárias de vários bairros compareceram ao evento, que foi realizado no trecho da via interditada. Moradores de bairros vizinhos e até de outras regiões mais distantes estavam presentes na solenidade, demonstrando a importância urbanização da via para a cidade de Vitória.
A obra criará um importante acesso entre as avenidas Cézar Hillal e Vitória, que no trecho do centro de Vitória até a avenida Leitão da Silva, na Praia do Suá, conta apenas com três vias que interligam diretamente estas duas avenidas – a rua Dom Bosco, a avenida Paulo Müller e a avenida João Santos Filho.
A obra
O nível da tampa da galeria será rebaixado, criando assim novas faixas de tráfego e permitindo a travessia segura de pedestres. O investimento é de R$ 8.050.500,00 e a obra gera 72 empregos diretos e 107 indiretos em 420 dias de obras.
Serão beneficiados diretamente com a reurbanização da via e a ampliação do número de faixas de tráfego os moradores e motoristas que precisam trafegar pelos bairros Bento Ferreira, Ilha Monte Belo, Ilha de Santa Maria, Consolação e Horto.
As intervenções atendem ainda a demanda do setor de drenagem da secretaria de Obras, pois a readequação da estrutura da galeria permitirá a manutenção da rede de macrodrenagem nesse trecho, conforme já executado no trecho entre as Avenidas Cesar Hilal e Chafic Murad.
Morador, líder comunitário do bairro Ilha de Monte Belo e ex-vereador por Vitória, Luiz Coutinho, o Luizinho, lembra que o pedido para a urbanização é antigo. “O pedido para urbanizar esse valão não começou de agora. Desafiou mais de dez prefeitos. Nos anos 80 a obra chegou a ser anunciada. Mas os recursos foram remanejados para outra atividade. Hoje estamos vendo nosso sonho sendo realizado”, disse.
Willian Bermudes, o Bigu, presidente da Associação Comunitária de Bento Ferreira pontou: “Nós somos os sonhadores e o prefeito Lorenzo Pazolini e sua equipe são os realizadores de nossos sonhos. Agradecemos por mais uma obra em nossa região”.
Pazolini ouviu o depoimento de uma das moradoras mais antigas do bairro: Dolores Fraga Borges, que reside na ilha de Monte Belo desde 1959 e também de suas vizinhas de bairro Telma Flores e Magali Bodevan.
“Seis décadas esperando por um investimento que não chegava. Foram estes os depoimentos dessas mulheres, que amanhã serão homenageadas pelo seu dia. Mas não é só essa obra que estamos fazendo no bairro. Entregamos a reforma do campo de grama sintética e a completa reestruturação da Emef Adilson da Silva Castro, que parece ser uma outra escola, tal foi o nível de intervenção realizada. Em breve vamos concluir a praça Primo Bitti, afirmou o prefeito. Outros prefeitos fizeram obras, é verdade, mas não com esse volume de intervenções em todos os cantos da cidade”, disse.
“Com essa reurbanização da avenida Jair Etiene vamos entregar para a cidade um novo importante acesso entre as avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes e Vitória. Essa obra beneficia os moradores e também as pessoas que por ela transitam. São 1,6 mil funcionários somente em uma das empresas sediadas neste trecho em obras. Vamos urbanizar abrindo para todos as pessoas, como calçadas acessíveis, estacionamentos para carros e motos e o cuidado com a drenagem da região”, concluiu Pazolini.
As intervenções atendem ainda a demanda do setor de drenagem da secretaria de Obras, pois a readequação da estrutura da galeria permitirá a manutenção da rede de macrodrenagem nesse trecho, conforme já executado no trecho entre as Avenidas Cesar Hilal e Chafic Murad.
Morador, líder comunitário do bairro Ilha de Monte Belo e ex-vereador por Vitória Luiz Coutinho, o Luizinho, lembra que o pedido para a urbanização é antigo. “O pedido para urbanizar esse valão não começou de agora. Desafiou mais de dez prefeitos. Nos anos 80 a obra chegou a ser anunciada. Mas os recursos foram remanejados para outra atividade. Hoje estamos vendo nosso sonho sendo realizado”, disse.
Willian Bermudes, o Bigu, presidente da Associação Comunitária de Bento Ferreira pontou: “Nós somos os sonhadores e o prefeito Lorenzo Pazolini e sua equipe são os realizadores de nossos sonhos. Agradecemos por mais uma obra em nossa região”.
O prefeito Lorenzo Pazolini ouviu o depoimento de uma das moradoras mais antigas do bairro: Dolores Fraga Borges, que reside na ilha de Monte Belo desde 1959 e também de suas vizinhas de bairro Telma Flores e Magali Bodevan.
“Seis décadas esperando por um investimento que não chegava. Foram estes os depoimentos dessas mulheres, que amanhã serão homenageadas pelo seu dia. Mas não é só essa obra que estamos fazendo no bairro. Entregamos a reforma do campo de grama sintética e a completa reestruturação da EMEF Adilson da Silva Castro, que parece ser uma outra escola, tal foi o nível de intervenção realizada. Em breve vamos concluir a praça Primo Bitti, afirmou o prefeito. Outros prefeitos fizeram obras, é verdade, mas não com esse volume de intervenções em todos os cantos da cidade”, disse.
“Com essa reurbanização da avenida Jair Etiene vamos entregar para a cidade um novo importante acesso entre as avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes e Vitória. Essa obra beneficia os moradores e também as pessoas que por ela transitam. São 1,6 mil funcionários somente em uma das empresas sediadas neste trecho em obras. Vamos urbanizar abrindo para todos as pessoas, como calçadas acessíveis, estacionamentos para carros e motos e o cuidado com a drenagem da região”, concluiu Lorenzo Pazolini.
Reprodução: Prefeitura de Vitória
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui