Unidade de Santa Fé promove ação de saúde no Novembro Azul

Unidade de Santa Fé promove ação de saúde no Novembro Azul

Em Cariacica, foi dado início às ações do Novembro Azul, campanha que visa a conscientizar sobre o câncer de próstata e outras doenças masculinas. Nesta quinta-feira (07), a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Fé realizou algumas atividades para os homens.

A ação foi coordenada pela equipe de saúde da UBS em conjunto com os acadêmicos das primeiras turmas de Enfermagem e Medicina da Multivix Cariacica, que deram uma palestra sobre a importância do cuidado com a saúde física e mental masculina.

Segundo o enfermeiro da UBS de Santa Fé, Johnny Valvassori, o objetivo da palestra foi conscientizar, ainda mais, a população masculina. “Queremos fazer a concentração do máximo de pessoas não somente sobre o câncer de próstata, mas sobre outros assuntos, como a diabetes, hipertensão e outras doenças também da saúde do homem, por isso falar sobre hábitos saudáveis, sobre autocuidado e outras vertentes é muito importante”, diz

Durante a ação também houve aferição de pressão arterial, oferta de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e encaminhamento para o exame PSA, que detecta a evolução do câncer de próstata. Ao final da palestra, os homens participaram de um excelente café da tarde, com ambiente decorado com a temática da campanha.


Quem gostou da ação foi o aposentado Nilton de Souza Costa, 67 anos, morador de Morada de Santa Fé. Ele participou pela primeira vez de uma ação como essa na unidade de saúde e acredita que informação muda a vida de muitas pessoas. “Isso é muito importante, incentiva a gente a vir e a querer se cuidar. E informação é sempre bem-vinda”, afirma ele.


O aposentado Deusdith Cabral, 63 anos, também morador de Morada de Santa Fé, acredita que se cuidar tem que ser o ano todo. “Homens não costumam se cuidar muito, mas essas ações ajudam a gente a lembrar que precisa fazer um exame, tomar uma vacina, e outras coisas. Eu estou em dia com meus exames, mas tem gente que não está e essas palestras ajudam muito a abrir a mente para se cuidar”, conclui.

Fonte : Prefeitura de Cariacica