Vacinação contra a dengue em Vitória registra quase 700 doses aplicadas no sábado (24)

Vacinação contra a dengue em Vitória registra quase 700 doses aplicadas no sábado (24)

Vitória da Saúde! A campanha de vacinação contra a dengue começou neste sábado (24) no município de Vitória e contemplou crianças de 10 e 11 anos, conforme definição do Ministério da Saúde. 

Foram aplicadas 661 doses da vacina em sete Unidades de Saúde que funcionaram das 8h às 15h. 

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini e a secretária de Saúde, Magda Lamborghini, acompanharam o início da vacinação na Unidade de Saúde de Jardim da Penha.

“É um momento importante. Nós recebemos as vacinas, fizemos o agendamento, o planejamento e hoje, no sábado, estamos iniciando a vacinação do público-alvo de 10 e 11 anos. É um momento importante, mas sabemos que, infelizmente, a Dengue tem retirado vidas do Brasil, do Espírito Santo, e nós estamos aqui, nessa cruzada contra o mosquito, contra os focos, e vacinando para que nós possamos preservar vidas e fazer uma cidade ainda mais saudável, com as pessoas mais felizes. Então é importante iniciar essa vacinação porque ela representa a esperança de que nós não teremos vítimas e que as nossas crianças e adolescentes, nesse primeiro momento, serão imunizadas para poder seguir o ritmo normal da vida. A vacina é importante. Mas praticamente 80% dos focos da dengue estão dentro das residências, no interior das casas. Então, o papel do município, o papel do público é relevante. Mas os protagonistas são os moradores, são o cidadão”, frisou o prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini. 

Para a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, esse é um momento histórico para a saúde da população. “A vacina já é o início de uma grande solução para o problema da doença que a gente vem atravessando no nosso país.  Temos 7 mil crianças na faixa de idade que o Ministério da Saúde priorizou a vacinação. A vacina é uma grande expectativa nossa que a longo prazo vai se resolver esse problema, mas hoje a gente precisa de toda a população, uma vez que 80% dos focos estão dentro das nossas casas. A gente precisa do envolvimento de todo mundo contra o mosquito para que a gente não perca  nenhuma vida para essa doença!”, disse a secretária de Saúde, Magda Lamborghini.

Quem esteve na Unidade de Saúde de Jardim da Penha foi Henrique Carlessa, acompanhado do pai, Rogério Carlessa. 

“Tomei a vacina e não doeu. É importante que todas as crianças venham também se vacinar”, falou. 

O pai, Rogério Carlessa, parabenizou a organização da vacinação. “Trouxe logo no primeiro dia porque é importante e acreditamos na vacinação. A saúde está de parabéns!. 

Agendamento 

A vacinação será realizada por meio de agendamento online, que pode ser feito por meio do link  agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.

Entre os dias 26 de fevereiro e 01 de março, a vacinação acontece em todas as Unidades de Saúde, também por meio de agendamento online.

Reprodução : Prefeitura de Vitória