Viana promove inclusão com entrega da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Viana promove inclusão com entrega da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Visando manter a cidade inclusiva e acessível para todas as pessoas, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), entrega Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) para as 11 famílias que solicitaram o documento.

A Ciptea é um documento que visa facilitar o acesso a benefícios e serviços públicos, além de promover a inclusão social. Ela traz consigo informações essenciais sobre o portador do transtorno, auxiliando as autoridades, instituições e a comunidade em geral a compreenderem e atenderem de maneira mais efetiva às necessidades específicas dessas pessoas.

Segundo a Rayane Carla, mãe no pequeno Micael, a iniciativa da Prefeitura visa proporcionar maior suporte e compreensão às pessoas com autismo, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e sensível às necessidades dessa parcela da população.

“Com a carteirinha, por exemplo, não enfrentamos filas, visto que se ficarmos de 10 a 15 minutos ele fica agitado, gritando e faz mal para o emocional dele. Então essa carteirinha é muito importante para nós. Além disso, temos mais segurança e autonomia com a documentação, todos nossos dados, tanto o meu quanto o dele, encontram-se nela”, destacou Rayane.

Benefícios da Ciptea

  • Atendimento Prioritário: A posse da Ciptea assegura prioridade no atendimento em órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e outros locais de atendimento ao público;
  • Acesso a Programas Específicos: Portadores da Ciptea podem ter acesso facilitado a programas sociais e de saúde direcionados a pessoas com transtorno do espectro autista;
  • Conscientização e Sensibilização: A carteira funciona como um instrumento de conscientização, contribuindo para a sensibilização da sociedade em relação às necessidades e desafios enfrentados por pessoas com autismo.

Reprodução : Prefeitura de Viana