Viana registra queda no roubo a pessoas em vias públicas em janeiro

Viana registra queda no roubo a pessoas em vias públicas em janeiro

Servir e proteger, esse é o lema da Guarda Civil Municipal de Viana (GCMV). O trabalho eficiente dos protetores da cidade continua ininterrupto, mostrando serviço dedicado ao cidadão vianense e obtendo redução no número de assaltos a pessoas em vias públicas.

Os dados foram apresentados na reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na tarde dessa quinta-feira (9). O encontro contou com a presença do vice-prefeito, Fabio Dias, o secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher, além de representantes da GCMV, Policia Civil, Militar, Federal e Rodoviária, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

A reunião apresentou dados da segurança pública da cidade no mês de janeiro e debateu a atuação da Guarda durante os desfiles dos blocos de Carnaval no município.

Em janeiro, houve uma redução de 61,7% de pessoas roubadas em vias públicas, se comparado ao mês de dezembro. Durante as ações realizadas no mês, foram abordadas 966 pessoas e 702 veículos. Durante a abordagem, 2 armas, branca e de fogo, foram apreendidas. O último mês também registrou uma queda de 66% no número de homicídios, se comparado a janeiro de 2022.

“No decorrer do mês passado, mais de 1.100 atendimentos foram realizados pela Guarda, sendo: 491 visitas tranquilizadoras, 451 ponto base, 117 ocorrências, 26 cercos táticos e 48 apoios a outras secretarias. 10 veículos foram recuperados, 24 pessoas foram conduzidas à delegacia, 8 por tráfico, 3 mandados de prisão, 1 crime de trânsito, 11 por receptação de veículo e 2 por furto ou roubo”, citou o secretário Enoni.

Além disso, a Guarda Civil Municipal, em parceria com a equipe da Comissão Integrada de Fiscalização Interna (COIFIN), recuperou 200 litros de gasolina furtados e 15 toneladas de ferro roubado dos trilhos da linha férrea. Os guardiões da noite da equipe COIFIN também foram responsáveis por alcançar 305 pessoas, atender 36 bairros do município e fiscalizar 23 estabelecimentos, visando manter a qualidade dos produtos para os munícipes.

“O resultado positivo da atuação da GCMV é devido ao reforço do patrulhamento em pontos de ônibus e pontos-base. Os guardas estão em todos os locais da cidade para trazer tranquilidade e segurança à população. Vamos continuar o trabalho de qualidade para ver a redução desses números cada vez mais”, destaca o vice-prefeito Fabio Dias.

A abordagem a motoristas de aplicativos também foram reforçadas, responsáveis por metade das ocorrências de furtos e roubos.

Aprovado por grande parte da população, a Operação Lata Velha, que visa retirar os carros abandonados das ruas da cidade, já notificou 80 veículos em vários bairros de Viana. Graças a conscientização da população, a maioria já é retirada pelos próprios donos assim que notificados. Apenas dois veículos foram guinchados e dois recursos foram respondidos. Uma operação ainda maior está sendo preparada.

No CarnaViana 2023, os blocos que desfilarão pelas ruas da cidade tiveram um controle melhor. Agora, no município, os representantes dos blocos precisaram preencher os requisitos de um edital lançado pela Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT). Os que não foram aprovados serão notificados. Durante as festividades de Carnaval, a patrulha da GCMV aumentará.

Reprodução : Prefeitura de Viana