Viana tem o menor número de homicídio da Grande Vitória em fevereiro
Não importa a data, a Guarda Municipal de Viana (GCMV) estará nas ruas garantindo a segurança de todos que escolheram o município para viver. Prova disso é a taxa de crimes contra o patrimônio e homicídios, que diminuíram em fevereiro, mês em que duas grandes festas foram realizadas na cidade, o CarnaViana e o Aviva Viana.
Os dados foram apresentados na reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na tarde dessa quinta-feira (9). O encontro contou com a presença do prefeito de Viana, Wanderson Bueno, do vice-prefeito, Fabio Dias, o secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher, além de representantes da GCMV, Policia Civil, Militar, Federal e Rodoviária, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
“As reuniões são fundamentais para estarmos atentos às demandas e aos números da segurança no município. É perceptível o trabalho de qualidade da Guarda Municipal atuando em diversas áreas da cidade. Vamos continuar trabalhando por melhorias para o cidadão vianense e pela sensação de segurança na cidade”, ressaltou o Prefeito.
Em fevereiro, o município de Viana teve o menor número de homicídios da Grande Vitória, apenas uma ocorrência. Também foi registrada queda na taxa de crimes contra o patrimônio, comparando com o mesmo mês de 2022, de 86 caiu para 76 em 2023, um declínio de quase 12%.
E não para por aí… Ao todo, a GCMV realizou 916 atendimentos, sendo 712 visitas tranquilizadoras, 94 cercos táticos, 51 apoios a outras secretarias, 23 ocorrências gerais, entre outros. Todo o trabalho resultou em 154 unidades de drogas apreendidas, 6 veículos recuperados, 26 pessoas conduzidas à delegacia, sendo 11 por tráfico, 4 mandados de prisão, 4 por crimes de trânsito, 2 presos por furto e roubo, 2 pela lei Maria da Penha e outros.
“Nós nos preparamos para o carnaval e vemos o resultado com a diminuição na taxa de criminalidade na cidade. Atuamos fortemente com a Polícia Militar, monitorando as festa e não tivemos nenhum incidente grave”, destacou o secretário de Defes Social, Enoni.
Sucesso também na 2ª ação do Lata Velha. A GCMV recebeu 92 denuncias, sendo os maiores números em Vila Bethânia, com 29, 12 em Marcílio de Noronha e 7 em Viana Sede. 39 veículos foram notificados, 33 foram retirados pelos proprietários e 3 removidos pela prefeitura, mostrando grande conscientização por parte da população.
Nas noites do fim de semana, momento de maior fluxo na cidade, a equipe da Comissão Interna de Fiscalização Integrada (COIFIN) está na rua fiscalizando o comércio e garantindo a segurança do munícipe. 7471 pessoas foram alcançadas, 83 pessoas abordadas, 72 estabelecimentos visitados, 5 foram notificados e 2 multados, 69 orientações e recomendações e 4 veículos abordados.
Reprodução: Prefeitura de Viana