Vianenses atingidos pelas chuvas de dezembro podem solicitar saque do FGTS

Vianenses atingidos pelas chuvas de dezembro podem solicitar saque do FGTS

Os vianenses atingidos pelas chuvas durante o período de calamidade causado pelas chuvas terão direito ao saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. Os recursos podem ser utilizados para recuperar imóveis e bens destruídos pelas chuvas de novembro e dezembro do ano passado.

O benefício foi liberado pela Caixa Econômica Federal nesta quarta-feira (15) por meio de solicitação feita pela Prefeitura de Viana após decreto de situação de emergência. Um relatório com as localidades atingidas pelas chuvas foi feito pela Defesa Civil municipal.

Veja a lista completa de localidades contempladas

O morador que não encontrar seu endereço na lista, deve agendar atendimento presencial com a Defesa Civil de Viana através do telefone: (27) 9 9860-4360 até o dia 01 de março. Em caso de outras dúvidas, o morador precisa entrar em contato com a Caixa Econômica mais próxima de sua residência.

 

Moradores de regiões afetadas pela chuva, com endereços identificados pelo relatório da Defesa Civil de Viana, podem solicitar o saque de até R$ 6.220 até o dia 26 de março deste ano.

O trabalhador deverá possuir conta com saldo positivo no FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O prazo para análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

O Saque Calamidade é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.

O benefício pode ser solicitado no aplicativo FGTS, na opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Se o morador não tiver celular ou acesso à internet, pode comparecer a uma agência da Caixa com a documentação exigida.

Documentações necessárias:

  • Carteira de Identidade – também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água, telefone ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade;
  • Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a).

Como solicitar o saque FGTS: 

  • Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir à opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
  • Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
  • O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Baixe aqui o aplicativo de FGTS

Acesse aqui e veja o passo a passo da solicitação

Reprodução : Prefeitura de Viana