Vila Velha: alunos produzem, entrevistam, gravam e editam telejornal

Vila Velha: alunos produzem, entrevistam, gravam e editam telejornal

O projeto começou para estimular a leitura, mas se transformou em sonho de carreira profissional. Os alunos do 5º ano da UMEF Alger Ribeiro Bossois, na cidade da Barra, começaram a participar do “Jornal Cuca Legal” e agora querem até ser jornalistas quando crescerem.

A iniciativa do projeto foi da pedagoga Grazi Chalhub, que queria incentivar os alunos a terem o hábito de ler. Mas eles gostaram tanto do projeto que querem seguir carreira, como contou a pedagoga: “Esse projeto tem sido de grande importância na vida dos alunos, muitos querem inclusive seguir como profissão no futuro e estão interessados em conhecer os bastidores do jornal, entender de fato como acontece na vida real”.

O Jornal Cuca Legal começou em julho e os alunos apresentam um telejornal, feito todo por eles mesmo. São os alunos que decidem quais notícias e informações são importantes e realizam as entrevistas. Além da organização, definição e a apuração, são eles também que gravam e até editam o noticiário.

O projeto permite que os alunos fiquem antenados nas notícias atuais, em questões culturais e também são estimulados à descoberta, à pesquisa, a ter senso crítico e aprender a usar a tecnologia. Os alunos também conseguem, por meio do jornal, aprender de forma interdisciplinar, socializar com toda a escola e ter uma experiência diferente do cotidiano em sala de aula.

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha