​Vila Velha entrega mais duas obras de contenção de encostas

​Vila Velha entrega mais duas obras de contenção de encostas

Quatorze famílias dos bairros Dom João Batista e Cavalieri passam a viver em segurança com a entrega das obras de contenção de encostas nesta segunda-feira (9). As obras foram executadas pela Secretaria de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes, após indicação da Defesa Civil Municipal. O local integrava o Plano Municipal de Redução de Riscos Geológicos, que mapeia todas as áreas de risco da cidade.

Cobi de Cima foi outra beneficiada com obras de contenção, que protegeu o viaduto Senador Robert Kennedy, após a área ceder com o volume de chuvas, que se agravou em 2022. Foram a quinta e sexta obras de estabilização de encosta, em dois anos de gestão. O prefeito Arnaldinho Borgo esteve nos locais e conversou com moradores e empresários beneficiados por ambas as obras.

Na rua Leopoldina, adjacente ao ramal da VLI (entre Cobi de Baixo e São Torquato), encontro com a avenida Senador Robert Kennedy, um novo muro de contenção garante a segurança do talude, evitando a movimentação do solo e garantindo que as edificações acima permaneçam estáveis. Foram investidos cerca de R$ 138 mil na construção do paredão, de 15 metros de comprimento e sete de altura.

Já na avenida Beira Mar, entre Dom João Batista e Cavalieri, foi realizada obra para assegurar a estabilidade em quatro áreas do terreno, com travamento de blocos de rochas, pilares gigantes concretados e um sistema de drenagem de água da chuva. Um investimento de mais de R$ 300 mil.

O prefeito Arnaldinho Borgo comentou que o conjunto de obras, realizadas em dois anos, e os novos projetos em execução darão ainda mais tranquilidade aos moradores das regiões mapeadas.

“Todas as regiões estão mapeadas e fizemos isso com muita cautela. Esse mapeamento balizou o trabalho integrado de nossas equipes. Hoje entregamos a sexta obra desse pacote e estamos fazendo outras importantes, como no bairro Zumbi dos Palmares, onde uma rua ameaça deslizar sobre casas, levando outras residências junto. Estamos trabalhando em ritmo acelerado para eliminar esses riscos. Queremos que o nosso povo tenha tranquilidade em morar nos lares que batalharam tanto para erguer”, explicou o prefeito.

Segundo a moradora Samara Rodrigues, a sensação é de alívio, uma vez que nada foi feito pela comunidade em tão pouco tempo.

“Sei de 15 anos que estávamos abandonados, que nunca ninguém fez nada, moradores sofrendo com as chuvas, com medo de rolar as pedras. A comunidade conseguiu, agora temos um representante atuante. Estamos aliviados com essa grande obra”, frisou Samara.

Para dona Alverina, também conhecida como Vera, foram 43 anos de abandono e escuridão: “Até iluminação tem agora, antes não tinha. Moro aqui há 43 anos, vi as pedras que caíram, o muro. Agora tá resolvido o problema, até nosso muro foi refeito, estou satisfeita demais”, lembrou emocionada a dona de casa.

A secretária de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, disse que o trabalho preventivo garante tranquilidade e mostra como a gestão está atenta e preocupada em reduzir riscos.

“Só aqui em Cavalieri, mais de 14 residências esperavam por essa grande obra. Com essas intervenções estamos nos antecipando e trabalhando para evitar que aconteça o deslocamento de pedras ou deslizamento de terra e preservando, acima de tudo, a vida”, destaca a secretária.

Outros bairros já foram contemplados com obras de estabilização. É o caso da construção de mureta em Cobi de Cima (rua Francisca Guimarães) e os muros em Sagrada Família (rua Eugênio Alves), bairro Industrial (rua Casemiro de Abreu) e em Santa Inês (rua Deolindo Perim).

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha