Vila Velha participa do seminário nacional Educar Para Valer

Vila Velha participa do seminário nacional Educar Para Valer

Nos dias 30 de junho e 1 de julho, representantes de 48 municípios de 11 estados do Brasil se reuniram em Sobral, no Ceará, para participar do seminário Educar para Valer 2022. O município de Vila Velha esteve presente na figura do secretário municipal de Educação, Rodrigo Simões, e da subsecretária Pedagógica, Jocilene Gadioli.

O encontro foi realizado pelo programa Educar para Valer e a Associação Bem Comum (ABC) e o objetivo foi imergir os gestores no sistema educacional de Sobral. A programação do evento contemplou palestras, reuniões estratégicas, rodas de conversas e visitas técnicas às escolas municipais.

O secretário de Educação, Rodrigo Simões, explicou a importância da cidade participar de eventos assim: “Essa é uma oportunidade de verificar in loco as práticas exitosas que Sobral aplicou para a alfabetização na idade certa. Além dessa imersão, é também a oportunidade de trocar experiências e ações com municípios do país inteiro”, disse.

Além de participar do encontro nacional, Vila Velha já começou a aplicar as iniciativas do programa Educar Para Valer, impulsionando a alfabetização na idade certa, como explica Rodrigo Simões: “Nós criamos o Alfabetiza Vila Velha para avançar nos nossos indicadores de alfabetização e em 60 dias já conseguimos resultados positivos”, contou. Na avaliação feita com alunos da rede municipal no último mês, já foi possível perceber uma melhoria no número de alunos alfabetizados na idade correta.

“Estamos no caminho certo com as práticas pedagógicas, avaliações e monitoramento do Alfabetiza Vila Velha. Com essa imersão e troca de experiência com tantos municípios, vamos avançar ainda mais nossos indicadores na Alfabetização na idade certa”, complementou o secretário.

Para a subsecretária Pedagógica, Jocilene Gadioli, o seminário é um momento de olhar novas possibilidades para Vila Velha: “Participar é ter a possibilidade de analisar experiências e práticas voltadas para a melhoria da aprendizagem. Sobretudo, com o olhar direcionado para a gestão pedagógica, fortalecimento da aprendizagem e formação continuada”, ressaltou.