Vila Velha realiza 2ª oficina do Plano de Gestão do Projeto Orla
Depois da primeira etapa do Projeto Orla, realizado no último dia 18 de julho no auditório da Faculdade Novo Milênio, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, em parceria com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério da Economia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de órgãos ambientais, empresariais e outros setores da sociedade civil organizada, iniciou na manhã desta terça-feira (30), a segunda oficina do projeto.
“Esta segunda etapa é de consolidação de propostas. É muito importante a participação da população. É essencial seguir desenvolvendo relatórios propositivos, que configuram o plano de gestão integrada da orla. A partir dos planos e atividades desenvolvidos, o município pode desenvolver da forma mais sustentável possível um turismo responsável”, disse Ricardo Lanzarini, professor de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e coordenador geral do projeto “Brasil é a Nossa Praia”.
O Projeto Orla é um programa que tem como objetivo viabilizar o ordenamento e a utilização sustentável dos espaços da orla costeira. O programa se concretiza com a elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI) e no compartilhamento da gestão dos espaços de domínio da União.
Já Ênio Ricardo, da empresa GAPU soluções ambientais, disse que a expectativa é muito positiva: “Nós trabalhamos na primeira etapa, elaborando um diagnóstico participativo, onde as pessoas disseram como é a orla de Vila Velha. Hoje, vamos elaborar um plano de ação, propondo ações e medidas estratégicas para solucionar ou aproveitar este problema em soluções potenciais”, finalizou o facilitador da oficina.
Vila Velha é uma das nove cidades do Brasil selecionadas para participar do projeto Brasil é a Nossa Praia, no qual o Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, inseriu o turismo como um dos objetivos do plano de gestão a ser elaborado.
Andressa Morelato, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, destacou a formação de um comitê gestor ao final da segunda etapa: “Agora é o momento de proposição e a participação popular é fundamental. Ao final da oficina, na próxima sexta-feira, vamos formar um comitê gestor, onde o grupo vai ser responsável por acompanhar todas as ações que serão propostas,” finalizou.
“Já conquistamos a certificação internacional Bandeira Azul e também fomos contemplados com mais esse projeto federal. Com isso, passamos a ser uma referência capixaba, além de um ótimo produto turístico nacional”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca Júnior.
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha