Vila Velha se prepara para realizar Festa da Penha com segurança
Na manhã desta quinta-feira (7), foi realizado o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, voltado à definição do planejamento de segurança da Festa da Penha 2022. Após dois anos sem a festa presencial, a previsão é que haja recorde de público e, com o objetivo de garantir a segurança de todos os devotos da Santa Padroeira do Espírito Santo, integração é a palavra de ordem.
Efetivo de guardas municipais, policiais militares, bombeiros e estrutura empenhada, bloqueio de trânsito e desvios, sinalização e infraestrutura estão sendo preparados. Todos os dias contarão com planejamentos específicos. Começa com o evento de acendimento da Imagem de Nossa Senhora da Penha, na terça-feira (12), passa pela Corrida da Penha (17) e o show da Banda Clube Big Beatles (21).
O ponto principal da reunião foi sobre a Romaria dos Homens, no sábado (23), com previsão de fechamento das vias, desvio do trânsito e estratégia de segurança no dia com o maior público. Somente neste dia serão 140 guardas municipais que, em conjunto com a Polícia Militar, irão atuar nos pontos de bloqueio, apoio e na área de eventos.
A reunião foi comandada pelo prefeito Arnaldinho Borgo e contou com a presença do guardião do Convento da Penha, Frei Djalmo. O prefeito comentou que será o primeiro evento de grande porte, religioso, no Brasil após o fim das restrições impostas pela pandemia e que vem gerando grande expectativa da gestão, da organização da festa e dos fiéis.
“Essa será a primeira festa religiosa deste porte, depois do início da pandemia, em todo o Brasil. Estamos trabalhando para realizar uma festa digna de nossa padroeira e de todos aqueles que vão participar. Afinal, a Festa da Penha é o terceiro maior evento mariano do Brasil. Vamos ver muita emoção em todos os aspectos. Para presentear o público, estamos trazendo também uma grande atração nacional”, disse o prefeito.
Frei Djalmo agradeceu à Prefeitura de Vila Velha e ao prefeito Arnaldinho pelo suporte e apoio como os correalizadores da festa: “Sentimos um desejo de participar da festa nas pessoas de todo o Estado, principalmente depois de dois anos sem a realização presencial. A Festa da Penha é carregada de esperança e será simbólica para o reencontro das pessoas, para celebrarem Nossa Senhora que está no coração do povo, como um sinal da retomada“, comentou.
Trânsito
No sábado (23), durante a Romaria dos Homens, haverá o fechamento de vias para a passagem dos fiéis em segurança. Serão cerca de 80 pontos de bloqueio ao longo da avenida Carlos Lindenberg, Avenida Jerônimo Monteiro e Rua Antônio Ataíde.
O fechamento será feito por setores, com previsão para bloquear acessos no setor 1 a partir das 19h – trecho da Avenida Carlos Lindenberg entre a cabeceira da Segunda Ponte e o Viaduto Alfredo Copolillo. Os demais setores serão fechados mediante o avanço da romaria.
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha