Vila Velha trabalha na prevenção de deslizamentos de encostas

Vila Velha trabalha na prevenção de deslizamentos de encostas

Com o objetivo de minimizar os riscos de deslizamentos de terra durante o período chuvoso, a prefeitura de Vila Velha, por meio da secretaria de Obras está instalando lonas de proteção em áreas classificadas de risco. A medida é um paliativo para evitar que o solo venha a encharcar, provocando o deslocamento de material.

Até o momento, as ações se concentram nas áreas do Morro Redenção (atrás do Hospital Evangélico), Cobi de Baixo, e na rua Ana Siqueira, no bairro Alvorada. Os pontos que recebem as lonas estão sendo determinados de acordo com o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) que elenca as regiões de maior e menor incidência.

De acordo com a secretária Interina de Obras, Menara Cavalcante, o trabalho consiste em escoar a água da chuva, redirecionando o caminho a ser percorrido para que a terra não fique saturada, evitando assim o deslizamento.

“As lonas vão funcionar como impermeabilizantes do solo, impedindo que as águas da chuva penetrem. A estratégia é diminuir os impactos das chuvas e diminuir o risco de desastres”, explica.

A prefeitura de Vila Velha trabalha com base no diagnóstico que consta no Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). Revisado em 2021, o documento identifica 103 setores de risco geológico no município, sendo: 27 são Risco Médio (R2), 72 Risco Alto (R3) e 04 Risco Muito Alto (R4). O plano abrange a necessidade de mais de 200 intervenções nesses 103 setores. A estimativa é de que a municipalidade precise do montante superior a R$ 80 milhões em investimento para realizar as obras.

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha