Vitória conquista o primeiro lugar entre as capitais brasileiras na prática de atividade física

Vitória conquista o primeiro lugar entre as capitais brasileiras na prática de atividade física

Vitória do Esporte! Na capital capixaba, mais da metade dos habitantes realizam atividades físicas em nível moderado, por pelo menos 100 minutos, semanalmente. O belo cenário da ilha é um grande incentivo para a população sair de casa e contemplar as belas praias e áreas verdes. Aqui, é possível conhecer pontos turísticos, históricos e manter a saúde em dia, ao mesmo tempo.

Pensando nisso, diversas foram as entregas da Secretaria Municipal de Esportes no ano de 2023. Entre os destaques se encontram o campeonato de furingo, eventos como o “Esporte por Vitória”, copas de esporte para as comunidades e o Corre Vitória.

Muitos foram os eventos ocorridos neste último ano. Um dos maiores eventos das Américas, o Pan-Americano de Canoa, reuniu aproximadamente 700 atletas, de 7 países, e mais de 1500 espectadores, na Curva da Jurema.

O município também é nacionalmente conhecido por suas corridas de rua. Mais de 40 corridas foram sediadas na ilha, com mais de 3600 participantes.

Arena de Beach Soccer em Camburi

Este equipamento conta com uma estrutura permanente, visando ofertar as melhores condições para a prática da modalidade. O espaço também conta com chuveiros e arquibancadas.

Esporte Por Vitória

O evento é um grande sucesso entre os munícipes. Nele, são desenvolvidas práticas esportivas, atividades físicas e a ocupação de espaços urbanos. As ruas e praças da cidade se tornam palco de mais de 20 modalidades, levando o esporte até os munícipes. Entre as modalidades se encontram o basquete 3 x 3, xadrez, calistenia, jiu-jitsu, canoa havaiana, patinação, hóquei, futevôlei, karatê, vôlei de praia, futmesa, pebolim, tênis de mesa, frescobol, e muito mais!

Furingo VIX

Os bairros se tornam verdadeiros estádios. Este é um circuito tradicional do jogo de travinha que movimenta as comunidades, e que todos podem participar, pois as categorias são femininas, masculinas e infantis.

Núcleos Esportivos

Com a grande procura, durante 2023 foram abertos mais núcleos e houve um significativo aumento na oferta de vagas. No momento, mais de 2 mil alunos, entre 7 e 15 anos, participam das aulas, que têm duração de 50 e 60 minutos. Também existem núcleos com atendimentos voltados para adultos e idosos. Os espaços contemplam todo o município e estão em bairros como Praia Praia do Canto, Bento Ferreira, Santa Martha, Jucutuquara, Jabour, Santo André e muito mais.

Academias populares

Em 2023, foram adquiridas 15 novas multiestações, foram realizados reparos e reposições de equipamentos quebrados e as vagas contemplam cerca de 25 alunos por horário. A todo momento, os praticantes são auxiliados por professores. No momento, mais de 300 munícipes são atendidos nos espaços.

Inauguração da arena de beach soccer
Inauguração da arena de beach soccer em Camburi(ampliar)
APPI - Academia Popular da Pessoa Idosa (Praça Ubaldo Ramalhete Maia
Academia Popular da Pessoa Idosa na Praça Ubaldo 
Reprodução : Prefeitura de Vitória