Vitória prepara 12ª Conferência Municipal de Saúde

Vitória prepara 12ª Conferência Municipal de Saúde

A 12º Conferência Municipal de Saúde de Vitória já tem data definida: será nos dias 28, 29 e 30 de março, das 13h às 17 horas, na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde “Professora Ângela Maria Campos da Silva” (ETSUS), na Ilha de Santa Maria.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, a etapa municipal para a 10ª Conferência Estadual de Saúde e 17ª Conferência Nacional de Saúde foi aprovada em pleno Conselho Municipal de Saúde de Vitória, no mês de fevereiro, e tem como objetivo debater e elaborar propostas para as três esferas de governo, buscando ampla participação e representação da sociedade.

Além do tema principal, os participantes também debaterão sobre quatro eixos temáticos:

I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
IV – Amanhã será outro dia para todos e todas.

O público da Conferência, estimado em 180 participantes, será composto pelos Conselheiros Municipais de Saúde, que são delegados natos, delegados e delegadas eleitos em plenárias ampliadas nos Conselhos Locais de Saúde, observadores convidados, e pela população, por meio de vagas que serão disponibilizadas em tempo hábil via internet.

O regimento da Conferência já foi aprovado pelo pleno do Conselho e o regulamento já está disponível no site da PMV para consulta pública.

Conferência Estadual e Nacional

Durante a Etapa Municipal serão eleitos delegados para a Etapa Estadual, de 24 a 27 de maio, onde serão eleitos delegados para a Etapa Nacional, de 2 a 5 de junho, em Brasília.

Controle social

O sistema municipal de saúde de Vitória conta com importantes espaços de participação comunitária e controle social. São 30 Conselhos Locais de Saúde que atuam nos territórios de abrangência das Unidades de Saúde e são compostos por entidades representativas dos usuários, dos trabalhadores da saúde e da gestão.

Reprodução : Prefeitura de Vitória