Alunos da Emef Américo Guimarães Costa na Serra recebem medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras
Onze alunos do 6º e do 7º anos da Emef Américo Guimarães Costa, em Carapina Grande, foram premiados com medalhas de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras.
A competição, que está em sua 11ª edição e foi criada pelo Ministério da Educação da França, reuniu 70 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil em 2022. No mundo, disputaram 300 mil alunos de 29 países.
A entrega das medalhas foi feita na manhã desta quinta-feira (17), na unidade escolar, com a presença das famílias dos campeões.
Os estudantes medalhistas foram:
– Alexandre Gomes Rocha
– Alice Meireles Moreno
– Beatriz de Carvalho Bernardes
– Davi Albino dos Santos
– Elinton Smyth Oliveira Anacleto
– Giuseppe Monico Figueiredo Zeni
– Klebert Rocha dos Santos Oliveira
– Lucianny Queiroz Fernandes de Oliveira
– Melquisedeque da Silva Kretli
– Thiago Henrick Almeida Silva
– Vithorya Alves Barcelos
Eles foram monitorados na competição pelo professor Jarlimar Lucas.
“A equipe sente-se honrada e realizada pelas conquistas dos estudantes, resultado de todo esforço do trabalho pedagógico dos professores”, comemorou a diretora da Emef, Jovania Silva.
Classificados para Olimpíada Brasileira de Matemática
A Emef Américo Guimarães Costa também está se destacando na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Foram classificados 14 alunos para a prova da segunda fase que vai acontecer em 7 de outubro. São estudantes do sexto ao nono ano. São eles:
– David da Silva dos Santos
– Elinton Smyth Oliveira Anacleto
– Eschily Nicoly
– Giuseppe Mônico Figueiredo
– Lilian Janny da Silva
– Melquisedeque da Silva Kretli
– Saymon Denner Carluto de Oliveira
– Alan Estevam Santos
– Breno Neres de Jesus
– Ellen Mattos
– Hérika Pereira da Silva
– João Henrique Felix Ramos
– Maycon dos Santos Batista
– Vitória Fernanda da Silva Araújo
Eles são orientados pelos professores de Matemática Jorge Ferreira e Rubia Cristina.
“A Emef Américo Guimarães Costa busca oportunizar aos estudantes o desenvolvimento do seu potencial e capacidade de raciocínio lógico matemático, assegurando o acesso ao que tem de mais atual no campo da área de Matemática”, sintetiza o pedagogo da unidade, Aldo Mattos.
Maior competição científica do país, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) desde 2005. Este ano participam 55 mil escolas (públicas e privadas). No total, mais de 18,3 milhões de alunos vão participar da competição. A disputa é voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
A olimpíada ocorre em duas fases: a primeira é composta por uma prova objetiva de 20 questões, e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões, que será aplicada em outubro. O resultado sai em dezembro.
Reprodução : Prefeitura da Serra