Barqueiros de Vila Velha recebem novos uniformes

Barqueiros de Vila Velha recebem novos uniformes

Na manhã desta sexta-feira (5) foi realizado um encontro entre a Prefeitura de Vila Velha e os barqueiros responsáveis pelos traslados para as ilhas. A reunião ocorreu na Colônia de Pesca Z2, em Itapuã, e foi direcionada pelo comitê municipal para enfrentamento ao vírus da gripe aviária (H5N1), representados pelas secretarias de Meio Ambiente e de Cultura e Turismo.

Um dos principais objetivos do encontro foi a entrega dos novos uniformes para as equipes de barqueiros. Essa iniciativa tem como meta a padronização e identificação das equipes durante os translados. Outro ponto destacado foi a atualização do cadastro das equipes e dos barcos.

Segundo a representante do comitê, Manuela Batista, foram distribuídos 80 uniformes para oito equipes, cada equipe com uma cor específica e sua logo correspondente. “A padronização não apenas valoriza a identidade visual das equipes, mas também facilita o reconhecimento por parte dos visitantes, garantindo uma experiência mais organizada e segura para todos”, contou.

Além da entrega dos uniformes, os barqueiros foram novamente informados sobre o novo sistema de cadastro de visitantes. Este cadastro será realizado através do site oficial da prefeitura e visa otimizar o processo de registro e controle de acesso às ilhas. Com o cadastro, espera-se agilizar as operações e cumprir as diretrizes estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 5553-R, de 22/11/23, e pelo Decreto Municipal Nº 397, de 04/12/23.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel, este cadastramento é fundamental para manter as informações atualizadas e garantir a segurança de trabalho e de quem visita nossas ilhas.

“As novas medidas são necessárias para garantir a segurança dos visitantes e a proteção da fauna local, especialmente após a detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves silvestres na região”, finalizou o secretário.

Leia mais:
Ilhas costeiras de Vila Velha são liberadas após seis meses fechadas

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha