Comunidade de Apiacá agradece apoio de voluntários em meio às chuvas no Sul do Estado

Comunidade de Apiacá agradece apoio de voluntários em meio às chuvas no Sul do Estado

Na madrugada da última sexta-feira (22) para sábado (23), o município de Apiacá, extremo Sul do Estado, sofreu com uma forte chuva que fez a cidade ficar inundada. As águas chegaram a até 1,80m e invadiram tudo, causando um rastro de destruição por onde passaram. No espírito de solidariedade que se faz necessário em situações como essa, a Prefeitura de Cariacica montou uma força-tarefa com 13 voluntários para ajudar na limpeza e reconstrução da cidade.

Para Apiacá foi levado o maquinário composto por três caçambas, uma pá-carregadeira, uma retroescavadeira, uma motoniveladora, um caminhão-pipa e um carro-torpedo, fornecidos pela Secretaria Municipal de Serviços (Semserv). Até esta quarta-feira (27) foram retiradas 252 toneladas de lixo. O trabalho conta com o auxílio de militares do Exército Brasileiro. Por onde a operação passava, os moradores agradeciam esperançosos.

“A água subiu com tudo, cerca de meia hora de temporal e fez um estrago pela casa toda. Perdi os móveis e muitas roupas. A ajuda de todos os cantos do Estado é muito bem-vinda, e vocês estão de parabéns pelo trabalho”, agradeceu a professora de 60 anos Vanda Maria Martins, que mora em Apiacá há 30 anos.

A dona de casa Maria do Carmo Rodrigues de Almeida tem 68 anos e mora na cidade desde que nasceu. Ela estava em casa quando aconteceu a tempestade. “Na hora que a água começou a subir, foi rápido. Perdemos móveis. O carro deu perda total. Que bom que a ajuda de outros lugares chegou para socorrer a população da cidade”, afirmou.

“Apiacá é uma cidade pequena, muito limitada de recursos e a gravidade da tragédia que nos assolou foi a maior da nossa história. É nesse momento que a gente vê e percebe a força de bons gestores, bons amigos, que entendem a nossa dificuldade e vêm nos apoiar”, destacou Fabrício Thebaldi, prefeito de Apiacá.

De acordo com dados da Prefeitura de Apiacá, até o momento, a cidade contabiliza cerca de 4 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, em torno de 65% a 70% dos moradores. Mais de 1,2 mil casas foram atingidas pelas chuvas.

Reprodução : Prefeitura de Cariacica