Confira as atividades de saúde realizadas em Vitória durante este mês

Confira as atividades de saúde realizadas em Vitória durante este mês

Abril é o mês da saúde. Entre os dias 2 e 7 deste mês ocorre a Semana da Saúde no Brasil. Além disso, no próximo domingo (7), é celebrado o Dia Mundial da Saúde. Vitória é uma cidade que investe nos cuidados com os munícipes e, pensando nisso, para dar celeridade nos atendimentos de saúde, a PMV tem ampliando a oferta de consultas e exames especializados na capital, diminuindo o tempo de espera e garantindo mais qualidade de vida aos cidadãos.

A capital capixaba ficou com o primeiro lugar geral do eixo Saúde na edição 2023 do Ranking Connected Smart Cities, o mais conhecido evento nacional que avalia potenciais de desenvolvimento em cidades brasileiras.

Além disso, na cidade, a tecnologia é utilizada a favor da Saúde no combate à dengue. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) adquiriu drones especiais, com visão térmica, que são utilizados para identificar criadouros de mosquitos em locais de difícil acesso, como caixas d’água abertas ou semiabertas, calhas e outros. Isso porque a água parada fica ligeiramente mais fria em relação aos materiais que a acumulam.

A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.

Um grande foco da semana da saúde é, também, conscientizar a população sobre o combate ao sedentarismo, uma estratégia de extrema importância para a diminuição da incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como cardiovasculares e diabetes.

Exercícios

Junto à assistência médica ofertada pela Semus, a prefeitura também possui ações que incentivam o exercício na população, como academias populares, escolinhas de esportes e eventos diversos ao longo de todo o ano que, além de saúde, promovem integração social.

Nesta gestão, nas academias populares o número de vagas aumentou para 20 por turma, totalizando mais de 1200 vagas em toda a cidade. O atendimento foi ampliado, assim como na ginástica aeróbica, que é um dos maiores sucessos entre os moradores e comunidades de Vitória.

O projeto Praia Acessível também promove saúde para os moradores de Vitória e funciona todas sextas e sábados, proporcionando acesso à praia e banho de mar às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, permitindo a todos o uso desse espaço público de diversão e lazer.

O serviço funciona na Praia da Curva da Jurema, em frente a Guarderia, às sextas-feiras e sábados, das 8:00 às 13:00, com média de 4 pessoas atendidas por dia na baixa temporada e de 6 a 10 por dia no verão. A implantação do Point 2 na Praia de Camburi está em fase de estudos.

Nova UBS em Jardim Camburi

Em Jardim Camburi, será construída uma nova unidade de saúde e a atual será duplicada. Além disso, foi locado um espaço no bairro para ampliar o acesso aos serviços de saúde.

Locação

Além da construção da nova Unidade de Saúde e duplicação da atual sede da Unidade, o município de Vitória locou um novo espaço para ampliar o acesso aos serviços de saúde. O espaço tem 160 m², e contará com seis consultório médicos, sala de imunização e sala de triagem.

Ainda no primeiro semestre de 2024, os munícipes de Jardim Camburi também poderão ser atendidos no Unique Mall, que fica localizado na Avenida Duarte Rabello, 123, no mesmo bairro.

Com a expansão do atendimento para esse imóvel, vamos ampliar e garantir aproximadamente 2.000 atendimentos por mês, com atendimento médico e vacinação.

Serviço de Orientação ao Exercício

Em Vitória, todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam uma série de ações de educação em saúde orientando a população sobre sinais e sintomas da doença, formas de prevenção, adoção de hábitos e comportamentos saudáveis, bem como a prática de atividade física.

A Semus incentiva a prática de atividades físicas nos 14 módulos do Serviço de Orientação Física (SOE), localizados nas praças, nos parques, na orla e em outros espaços públicos. O SOE é um programa de promoção da atividade física que tem o objetivo de contribuir para a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças e agravos não transmissíveis, tais como hipertensão, diabetes, depressão, doenças cardíacas e respiratórias, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população.

Aproximadamente 1.500 pessoas utilizam o SOE todos os dias. Os módulos funcionam nos turnos matutino e noturno e contam com a orientação de profissionais de Educação Física. Eles ofertam aulas de circuito, ioga, ginástica, hidroginástica, e alongamento. Também há atividades que são desenvolvidas nas próprias unidades de saúde. Para participar das aulas, o interessado pode ir aos módulos do SOE se dirigir à unidade de saúde de referência do seu bairro.

Unidade de Saúde Jardim Camburi
Ação de saúde na capital: em Jardim Camburi, será construída uma nova unidade de saúde e a atual será duplicada. Além disso, foi locado um espaço no bairro para ampliar o acesso aos serviços.
SOE - Praça dos Desejos
Ação de saúde na capital: Vitória incentiva a prática de atividades físicas nos 14 módulos do SOE, localizados nas praças, nos parques, na orla e em outros espaços públicos.
Reprodução : Prefeitura de Vitória